Blog da Ana Flor

Por Ana Flor

Jornalista e comentarista da GloboNews. Acompanha as notícias de Brasília, da política econômica aos bastidores do poder.


Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pede demissão

Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pede demissão

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu há três semanas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar o cargo que ocupava desde o ano passado — a formalização do pedido se deu no início da noite desta sexta-feira (24).

O principal motivo, segundo pessoas que acompanharam a movimentação nos últimos meses, era a impossibilidade de Novaes ver o banco privatizado, apesar de considerar que, dentre as estatais do governo federal, o BB é aquela que está "mais madura e pronta" para o processo de venda.

Além da autorização do Congresso Nacional, a privatização do Banco do Brasil, que já tem grande fatia no mercado e possui capital aberto, com ações em bolsa, a venda enfrenta a oposição do próprio presidente da República.

Jair Bolsonaro sempre falou que não deseja ver Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal privatizados.

Amigos próximos, Guedes e Novaes concordaram que a saída se daria até agosto. Seria o presente de aniversário de Guedes para Novaes, que completou 75 anos e está longe da família, que vive no Rio de Janeiro.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!