Por G1 SP — São Paulo


Movimentação de pessoas usando máscaras como prevenção contra a Covid-19 na Avenida Paulista nesta segunda-feira (27). — Foto: Guilherme Gandolfi/Estadão Conteúdo

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o governo de São Paulo não divulgou nesta terça-feira (28) o boletim diário de novas mortes e casos por coronavírus a tempo do fechamento do balanço nacional feito pelo Ministério da Saúde.

Os dados costumam ser divulgados pela gestão João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no início da tarde ou disponibilizados no site da Fundação Seade ao longo do dia. Nesta terça, no entanto, a equipe de saúde do governo relatou dificuldade para extração dos dados no sistema de notificação do Ministério da Saúde.

"Quero lembrar que hoje, infelizmente, por conta de mudanças no sistema e-Sus, não temos as atualizações dos dados. Isso acontecerá nas próximas horas e muito possivelmente no período da tarde esses dados serão ofertados", afirmou o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn em coletiva de imprensa.

Posteriormente, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota na qual afirma que na verdade o problema de extração de dados ocorreu no Sivep-Gripe, que contabiliza casos graves e mortes, e não no e-SUS, que contabiliza casos leves da doença.

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que os dados de casos de Covid-19 desta terça-feira (28) estão em reprocessamento pelas equipes de Tecnologia da Informação e Vigilância Epidemiológica. Foi necessário readequar a rotina de extração das informações do SIVEP, uma vez que o Ministério da Saúde inseriu novos campos no sistema de notificação dos casos graves, e esta alteração impactou o processo de extração automatizada realizada diariamente pela Secretaria. Mantendo o compromisso com a transparência e com informações corretas e qualificadas, a pasta divulgará os números tão logo haja normalização destes processos", disse a pasta.

Brasil tem 88.634 mortes por coronavírus, informa consórcio de imprensa sem dados de SP

Brasil tem 88.634 mortes por coronavírus, informa consórcio de imprensa sem dados de SP

O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre a alteração no Sivep, que afirmou que a mudança nos campos de preenchimento foi combinada com as secretarias. A pasta afirmou também que não foi constatada instabilidade no e-SUS.

"Os campos foram atualizados atendendo pactuação feita com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O Ministério da Saúde está à disposição de gestores que necessitem de auxílio com o sistema. O sistema de registro de notificações e-SUS Notifica não apresentou nenhuma indisponibilidade ou lentidão nesta terça-feira (28)", disse o ministério.

Ao divulgar o balanço nacional, por volta das 19h30, o Ministério da Saúde enviou mais um posicionamento afirmando que os dados de São Paulo só serão incluídos no boletim de quarta-feira (29).

"A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou ter tido dificuldades para exportar a base de dados a tempo de atualizar o painel nacional. Desta forma, os dados serão atualizados nesta quarta-feira (29)", disse o ministério.

Até as 20h30 desta terça-feira (28) o boletim não havia sido divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Casos de Covid-19 em SP

O estado de São Paulo registrou até esta segunda-feira (27) 21.676 mortes e 487.654 casos confirmados de Covid-19. A média móvel é de 270 mortes por dia. O índice cresceu 2% em relação a 14 dias atrás, o que indica estabilidade.

Apesar disso, os números diários ainda geram preocupação: o estado de SP está há 14 dias com média acima de 260 óbitos diários e há 2 meses acima de 200 mortes por dia.

Pela primeira vez desde o início de julho o estado voltou a apresentar tendência de alta na média móvel de casos neste sábado. A comparação considera a variação do indicador em 14 dias, ou seja, comparando os dias 14 e 27 de julho.

Média móvel de casos no estado de São Paulo está mais alta

Média móvel de casos no estado de São Paulo está mais alta

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você