Política Brasília

Após ser afastado, Helton Yomura pede demissão do Ministério do Trabalho

Alvo de operação da PF, ele entregou carta de demissão ao presidente Michel Temer
Helton Yomura participa de ceirmônia no Palácio do Planalto Foto: Albino Oliveira/Ministério do Trabalho/28-06-2018
Helton Yomura participa de ceirmônia no Palácio do Planalto Foto: Albino Oliveira/Ministério do Trabalho/28-06-2018

BRASÍLIA — Após ter sido afastado do cargo de ministro do Trabalho por decisão do ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), Helton Yomura pediu demissão do cargo nesta quinta-feira. Yomura entregou uma carta de demissão ao presidente Michel Temer .

ANÁLISE: Cargos viraram espaço para varejão da corrupção

O ex-ministro foi um dos alvos da terceira fase da Operação Registro Espúrio , que investiga fraudes na concessão de registros sindiciais.

Em nota, Temer informou que aceitou o pedido de demissão e agradeceu a "dedicação" de Yomura.

MEMÓRIA : Veja os ministros de Temer que caíram durante o governo

Na carta entregue ao presidente, Yomura disse que foi "surpreendido" pela operação."Estou ciente de que jamais pratiquei e compactuei com qualquer ilicitude ou irregularidades nos cargos que ocupei no Ministério do Trabalho", escreveu.

O ex-ministro disse que tomou a decisão para impedir que o ministério fique "acéfalo". Ele criticou Fachin por ter tomado a decisão no último dia antes do recesso judiciário, porque um recurso só poderá ser analisado pelo conjunto dos ministros do STF em agosto.

Yomura foi indicado para o cargo pelo PTB. Mais cedo, o presidente da sigla, o ex-deputado Roberto Jefferson, afirmou que o partido colocava o cargo à disposição do presidente Michel Temer .

De acordo com a Polícia Federal, Yomura agiria como "testa de ferro" dos interesses de Jefferson e de sua filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) . Cristiane foi impedida de assumir a pasta no início do ano, após a revelação de que fora processada por ex-funcionários na Justiça do Trabalho e que utilizava contas de uma outra funcionaria para realizar o pagamento de suas condenações.

Ainda segundo a PF, Yomura representaria os interesses da alta cúpula do PTB no ministério, e agia ativamente para realizar e coordenar os desvios na pasta.

Helton Yomura foi levado à Superintendência da Polícia Federal para prestar depoimento, mas permaneceu em silêncio e nem forneceu a senha de seu celular .

LEIA: PF encontra R$ 95 mil em dinheiro vivo na casa de assessor de deputado

O ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, também está entre os alvos da investigação . A Polícia Federal chegou a pedir autorização para fazer busca e apreensão em endereços de Marun e da chefe de gabinete dele, Viviane Melo. Com parecer contrário da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o pedido foi rejeitado por Fachin