Política Home

Padilha assume interinamente Ministério do Trabalho

Helton Yomura pediu demissão do cargo após ser alvo de operação da Polícia Federal
O presidente Michel Temer, ao lado do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante cerimônia no Planalto Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo/05-06-2018
O presidente Michel Temer, ao lado do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante cerimônia no Planalto Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo/05-06-2018

BRASÍLIA — Na ausência de quadros viáveis no Ministério do Trabalho , o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha , assume de forma interina o comando da pasta. Helton Yomura pediu demissão do cargo nesta quinta-feira, após ter sido afastado do posto pelo ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal (STF). Yomura foi alvo da terceira fase da Operação Registro Espúrio , que investiga fraudes na concessão de registros sindicais.

ANÁLISE: Cargos viraram espaço para varejão da corrupção

MEMÓRIA : Veja os ministros de Temer que caíram durante o governo

A decisão foi acertada entre Padilha e o presidente Michel Temer na noite desta quinta-feira, logo antes de o ministro, um dos mais próximos aliados de Temer, viajar para Porto Alegre. Padilha vai acumular os dois ministérios até que o presidente defina um novo nome para a pasta. Além da demissão de Yomura, o ex-secretário-executivo Leonardo Arantes foi preso na primeira fase de operação, no final de maio.

A nomeação de Padilha para o comando interino do Trabalho já foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União desta quinta.

Mais cedo, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, se reuniu com o o líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO) para discutir a sucessão de Yomura. Jovair também é um dos alvos da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes na concessão de registros sindicais. Além disso, dois sobrinhos dele foram presos na operação.

Ministro disse que Jovair se colocou à disposição do governo para que Temer faça o que quiser em relação a Yomura.

— Estive realmente com o líder Jovair, troquei ideias a respeito dessa questão (da substituição do ministro do Trabalho), e como não poderia ser diferente, o líder Jovair coloca posição da bancada de apoio a qualquer decisão que venha a ser tomada pelo senhor presidente — disse o ministro.

De acordo com a Polícia Federal, Yomura agiria como "testa de ferro" dos interesses da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e de seu pai, o ex-deputado Roberto Jefferson . Brasil foi impedida de assumir a pasta no início do ano, após a revelação de que fora processada por ex-funcionários na Justiça do Trabalho e que utilizava contas de uma outra funcionaria para realizar o pagamento de suas condenações.

Ainda segundo a PF, Yomura representaria os interesses da alta cúpula do PTB no ministério e agia ativamente para realizar e coordenar os desvios na pasta. Como revelado pelo GLOBO, Jefferson e Brasil teriam orientado uma ONG que prestava serviços à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) a fraudar os requisitos necessários para conseguir o registro sindical no Ministério do Trabalho.