• Época NEGÓCIOS
Atualizado em
TikTok (Foto:  SOPA Images / Colaborador via Getty Images)

TikTok (Foto: SOPA Images / Colaborador via Getty Images)

A ByteDance terá de pedir aprovação do governo da China para vender as operações do TikTok nos Estados Unidos para uma empresa americana. Segundo informações da Bloomberg, Pequim impôs novas restrições sobre a exportação de tecnologias de inteligência artificial.

Interfaces de IA como reconhecimento de voz e algoritmos que analisam dados para fazer recomendações personalizadas foram incluídos em uma lista de controle de exportação, publicada pelo Ministério do Comércio chinês na última sexta-feira, segundo fontes. A aprovação do governo será requerida para transferência de tecnologia, com o objetivo de “garantir a segurança econômica nacional”, diz o comunicado.

As novas restrições englobam as tecnologias que a ByteDance usa no TikTok. Por isso, a empresa precisará da aprovação do governo antes de fechar qualquer acordo para vender suas operações nos Estados Unidos. De acordo com a fonte da Bloomberg, a nova regra tem como objetivo atrasar a venda da rede social.

A administração do presidente norte-americano, Donald Trump, alega questões de segurança nacional ao forçar a ByteDance a vender suas operações nos Estados Unidos. Empresas como Microsoft e Oracle já apresentaram suas propostas de aquisição à ByteDance.

Em comunicado, a ByteDance diz estar ciente das novas restrições e afirma que irá “cumprir rigorosamente” as regras da China sobre exportação de tecnologia.

Quer conferir os conteúdos exclusivos edição de agosto/2020 de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link , cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.