Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rodrigo Maia surge como opção para eleição indireta ao governo do RJ em 2021

Nome do presidente da Câmara seria opção em caso de vice de Witzel também ficar inviabilizado para o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de a situação no Rio de Janeiro desandar de vez, com eventual impeachment de Wilson Witzel e também do vice, Claudio Castro (que hoje não sofre processo), fez surgir um nome surpreendente para assumir o governo do Estado: Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.

URNA

Pela hipótese que vem sendo desenhada, depois de Witzel, Castro também seria afastado pela Assembleia Legislativa em 2021 —e a eleição para novo governador seria indireta. O vice hoje não responde a processo de impeachment, mas é investigado pelo Ministério Público.e foi alvo de operação de busca e apreensão em sua casa, no Rio, no mesmo dia em que o governador foi afastado.

URNA 2

Com o afastamento de governador e vice, os deputados estaduais então elegeriam Maia para o cargo. O mandato dele na presidência da Câmara termina em fevereiro de 2021.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília - Pedro Ladeira - 11.ago.2020/Folhapress

URNA 3

A ideia poderia ter apoio de seguidores de Maia, que, ao sair da presidência da Câmara, assumiria em seguida um cargo de destaque político equivalente.

URNA 4

De acordo com articuladores que acalentam a hipótese, ela deixaria os bolsonaristas felizes, pois poderiam articular com maior tranquilidade a sucessão do atual presidente da Câmara.

RESPIRO

Há uma crença de que o nome de Maia seria bem aceito pela opinião pública do Rio, que vive uma sucessão de administrações estaduais avaliadas como desastrosas.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.