Brasil e Política

Por Hugo Passarelli, Valor PRO — São Paulo

A prorrogação do auxílio emergencial, anunciada hoje pelo governo, vai ajudar a sustentar o consumo nos próximos meses e aliviar a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no ano. Em contrapartida, o anúncio mantém dúvidas sobre a questão fiscal do país, pode aumentar a incerteza e prejudicar o retorno dos investimentos, afirma Luana Miranda, pesquisadora da área de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundaão Getulio Vargas (Ibre/FGV).

“O auxílio deve dar um impulso no consumo das famílias e na atividade de comércio e indústria. Mas, pelo lado dos investimentos, isso gera uma preocupação sobre não se perder de vista uma âncora fiscal”, afirmou.

Ao enviar ontem o projeto de lei orçamentária para 2021, o governo não detalhou como pretende abrigar o Renda Brasil, programa que pretende reformular o Bolsa Família.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida do que se investe em máquinas e equipamentos, construção civil e pesquisa) caiu 15,4% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, feitos os ajustes sazonais. Foi o pior desempenho já registrado desde 1996, quando começa a série histórica do IBGE.

Apesar de recorde, o tombo veio melhor do que o previsto pelo Ibre/FGV, sobretudo por causa do desempenho da construção, que caiu 11,1% ante o segundo trimestre de 2019 - o Ibre esperava baixa de 15,5%. “É um setor difícil de projetar dentro do PIB. Mas continua sendo uma queda recorde dos investimentos”, afirma ela.

O Ibre ainda está calculando o efeito contábil da importação das plataformas de petróleo, que pode ter ajudado a evitar uma queda maior dos investimentos.

De todo modo, por conta desse alívio do lado da demanda com o auxílio emergencial, o Ibre/FGV deve manter a previsão de queda de 5,4% do PIB em 2020.

A pesquisadora também ressalta que os serviços surpreenderam negativamente dentro do PIB, especialmente os da administração pública e a categoria chamada “outros serviços”. “São os dois segmentos com maior peso dentro dos serviços”, afirma.

O item que inclui administração, saúde e educação públicas, entre outros, caiu 7,6% dentro dos serviços no PIB entre o primeiro e segundo trimestres. Já as outras atividades de serviços, que abrigam a saúde privada, por exemplo, tombaram 19,8% na mesma comparação. O setor de transporte também foi destaque negativo, ao recuar 20,8% nesse período.

“Houve uma queda muito forte nos outros serviços, que inclui saúde privada e também serviços prestados às famílias, como alimentação. Todos foram muito afetados nessa crise e a recuperação deve ser devagar ao longo do ano”, diz Luana.

Conteúdo originalmente publicado pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

Mais recente Próxima PIB está 15,1% abaixo do ponto mais alto da economia, atingido em 2014
Mais do Valor Investe

Com projeto aprovado no Senado, juízes e procuradores terão direito a um adicional de 5% do salário a cada cinco anos, no limite de 35%

PEC do Quinquênio: líder do governo na Câmara promete barrar projeto que 'vai quebrar o país'

Naiara Bertão e Ana Leoni recebem Carolina Cavenaghi, fundadora da organização de empoderamento de mulheres e inclusão no mercado financeiro Fin4she

Como atrair mais mulheres para finanças? As Meninas entrevistam Carol Cavenaghi sobre o assunto neste episódio do 'Pod isso, Meninas?'

Contrato futuro do metal precioso encerrou a semana com alta de 0,65%, a US$ 2.413,80 por onça-troy. O recorde anterior, de US$ 2.407,80, havia sido registrado na terça (16)

Ouro volta a patamar recorde e fecha quinta semana consecutiva em alta

Procurado pelo Valor, banco afirmou que não irá comentar o assunto

Corretora do Nubank recebe autorização para operar no mercado de câmbio

Empresa obteve licença de financeira em janeiro e prevê que maquininha de cartão não será mais a principal porta de entrada de clientes

Stone ‘relança’ conta para pessoa jurídica e deve começar a emitir CDB

A forte alta das ações da Petrobras impulsiona o índice, que está de volta à casa dos 125 mil pontos. A forte queda dos juros futuros, por sua vez, é positiva para ações mais sensíveis a essas taxas. O destaque corporativo é a disparada das ações da Petz após fusão com a Cobasi

Ibovespa opera no modo 'tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo'

Índice Stoxx Europe 600 caiu 0,08%, a 499,30 pontos, enquanto o FTSE 100 de Londres subiu 0,23%, a bolsa de Paris fechou estável e a da Alemanha caiu 0,53%

Bolsas da Europa fecham sem direção única com alívio de tensões geopolíticas

Empresas podem frustrar no primeiro momento, mas apresentam oportunidades adiante

Quer investir em ações do setor de saúde? Calma lá. Antes, confira os alertas de analistas

Ethereum (ETH), segunda cripto mais negociada, anota uma queda de 10%, no acumulado da semana; criptonativos apostam no halving do bitcoin para recuperação de preços

Bitcoin tenta recuperação nesta sexta, mas já perde 7% na semana

Não há bala de prata no combate à corrupção

Autorregulação contra a corrupção?