Brasil

Brasil está com contágio de coronavírus em desaceleração pela primeira vez desde abril

Dados do Imperial College apontam, no entanto, que quadro de transmissão ainda não se estabilizou no país
Transmissão em desaceleração no país Foto: Reuters
Transmissão em desaceleração no país Foto: Reuters

RIO O ritmo de transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus , está em desaceleraçao no Brasil pela primeira vez desde abril. Segundo dados do centro de controle de epidemias do Imperial College, a taxa de contágio (Rt) registrada no país , na semana que começou no domingo (16), foi de 0,98 (o número indica para quantas pessoas, em média, cada infectado transmite o vírus).

Contágio : Alta quantidade de coronavírus em pessoas assintomáticas no país surpreende cientistas

O valor significa que cada 100 pessoas contaminadas contagiam outras 98, que por sua vez passam a doença para 96, em seguida para 94, etc, levando a uma desaceleração do contágio. A boa notícia demanda cautela, já que a situação brasileira ainda não está classificada como estabilizada e pode voltar a subir, caso medidas de prevenção nao sejam tomadas.

Rastreamento : Teste e rastreamento de casos de coronavírus podem reduzir taxa de infecção em até 26%

Em julho, o país apresentou taxa de 1,01, uma situação definida como "fora de controle".

O Chile é o único outro país na América Latina que apresentou número abaixo de 1 no cálculo da Imperial College: 0,85. O Paraguai passou a ser monitorado, registrando taxa de 1,95. Bolívia e Equador, que haviam reduzido os seus índices, voltaram a subir. Países europeus também viram seus números avançar, como Espanha e França.

Pela primeira vez: Rússia divulga imagens de produção da vacina contra o coronavírus

Esta também é a primeira vez desde abril que o Brasil deixou de ser o líder em estimativas no número de mortes semanais. Agora, o primeiro lugar está com a Índia, onde são estimadas 7,2 mil mortes por semana. Por aqui, a expectativa é de que os óbitos chegem a 6,910 (Os EUA têm diferente metodologia e, por isso, não entraram no cálculo) por semana.

Janssen-Cilag: Anvisa aprova mais um estudo clínico de vacina contra Covid-19

No Brasil, já foram confirmados mais de 3,4 milhões de casos e 110 mil mortes, segundo o consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.