Política

Ao saber de decisão, Lula sorri, mas não acredita que será libertado

Entretanto, ao ser informado que habeas corpus havia sido suspenso, ex-presidente demonstrou irritação
O ex-presidente Lula está preso desde abril na sede da PF de Curitiba Foto: Divulgação
O ex-presidente Lula está preso desde abril na sede da PF de Curitiba Foto: Divulgação

SÃO PAULO —  Ao receber a notícia de seus advogados,  na manhã deste domingo,  que havia uma decisão para libertá-lo,  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sorriu, mas demonstrou ceticismo sobre o cumprimento da revogação de sua prisão. Um dos que estiveram com Lula, preso em uma sala especial da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, foi o deputado federal Wadih Damous, autor do pedido de habeas corpus acatado pelo desembargador Rogério Favreto. Segundo ele, apesar da guerra jurídica travada no Tribunal Regional da 4ª Região, a rotina do ex-presidente não se alterou na prisão.

LEIA : Entenda o vaivém das decisões judiciais sobre Lula

BASTIDORES: As idas e vindas na PF sobre a ordem para libertar Lula

— O Lula sorriu, porque está sempre sorrindo, mas em nenhum momento demonstrou euforia. Ele reagiu à notícia do habeas corpus com ceticismo, não acredita que vão  libertá-lo —  disse o parlamentar.

LEIA: Mesmo solto, Lula permaneceria ficha-suja, dizem especialistas

Apesar disso, ao tomar conhecimento que a decisão do desembargador Rogério Favreto havia sido revista pelo desembargador João Pedro Gebran Neto, Lula demonstrou irritação.

— Quando se confirmou o que ele já esperava que aconteceria, ele ficou indignado — complementou Damous.

Desde que  recebeu seus advogados de manhã, Lula passou o domingo sem banho de sol. Ele ficou na sala reservada onde cumpre pena a 12 anos e um mês na Polícia Federal pela condenação no caso do tríplex do Guarujá.

De lá, do último andar do prédio da PF, mal pode ouvir o coro dos seus apoiadores que festejavam do lado de fora, já que a sala onde fica é interna e o som chega muito abafado. Lula também não pôde ver a confusão que se instalou entre seus advogados e os agentes desde que o despacho do desembargador da segunda instância Rogério Favreto foi publicado após às 9h.

Os defensores insistiam na libertação do petista, enquanto que os policiais hesitavam em tomar qualquer medida diante de uma sucessão de decisões judiciais que mandavam prender e/ou soltar.

No fim da tarde, o presidente do TRF-4, Thompson Flores, decidiu que o desembargador plantonista Rogério Favreto não tinha competência para julgar o caso e manteve a prisão de Lula.