Agro Por
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Fabio Murakawa, Valor — Brasília


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou aos produtores de arroz que o governo vai suspender a Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação do cereal a fim de conter a alta dos preços do produto no mercado interno. Ela telefonou na noite de ontem para o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, para falar da decisão.

"Fui comunicado ontem à noite da decisão pela ministra Tereza Cristina", disse o dirigente ao Valor. "Ao menos o governo atendeu a um pleito do setor, que é encerrar essa suspensão em dezembro, antes do início da nova safra", afirmou.

Velho disse ter sido informado por Tereza Cristina de que o governo autorizará a entrada de até 400 mil toneladas do produto nesse período. Ele não acredita, no entanto, que todo esse volume chegará a entrar no país.

Ele afirmou, além disso, que a expectativa é que a importação do produto de fora do Mercosul contribua para a estabilidade dos preços internos, mas dificilmente haverá uma queda. Isso porque o preço do cereal está alto no mundo inteiro.

"Vai dar uma estabilizada nos preços e acalmar os mercados", afirmou.

O dirigente afirma respeitar a decisão do governo, mas que a estranha. Isso porque a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) já informou ter à disposição mais de 500 toneladas do produto em estoque, que poderia ser utilizado.

Segundo ele, a maior parte do arroz deve vir dos Estados Unidos e da Índia. E o grosso das importações só deve começar a chegar a partir do fim de outubro.

A alta do preço dos alimentos, inclusive o arroz, é uma preocupação do presidente Jair Bolsonaro. A inflação desses produtos impacta em cheio a população mais vulnerável. Beneficiado pelo auxílio emergencial por conta da pandemia, esse público é responsável pelo crescimento na taxa de apoio ao presidente nos últimos meses.

Neste momento, Bolsonaro se reúne com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, para debater o tema. O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa do encontro, no Palácio do Planalto.

Plantação de arroz — Foto: Pixabay
Plantação de arroz — Foto: Pixabay
Mais recente Próxima Receita da Auster Nutrição Animal cresceu quase 40% de janeiro a agosto

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Medida seria uma alternativa à implementação de cidades transitórias; governo também estuda como auxiliar cozinhas solidárias

Assessoria do governador não descarta ida para o PL no futuro, mas que não há previsão para troca de partido nem movimentação do político nesse sentido

Forças de Putin atacaram resort à beira de lago e Kiev espera novos bombardeios

Ucrânia acusa Rússia de ataques em Kharkiv que mataram ao menos 11

Presidente do Fed não menciona inflação, juros ou economia, mas aborda experiências de vida

Prefeito diz que projeto é ‘Parque do Flamengo do século XXI’

Paes anuncia novo parque na região do Porto do Rio

Chuvas causaram ao menos 157 mortes e 806 feridos. Ainda há 88 pessoas desaparecidas

País europeu exige pedido público de desculpas

Espanha chama de volta embaixadora na Argentina acusando Milei de ter insultado país

Em entrevista ao Valor, o ministro de Lula à frente da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS também negou que haja politização com o cargo e afirmou ter votado em Eduardo Leite nas eleições de 2022

Pimenta diz que extrema-direita se aproveita da tragédia e que críticas são 'má-vontade'

Do primeiro trimestre de 2019 para o mesmo intervalo deste ano, o volume de unidades vendidas na vizinhança da Zona Oeste cresceu 88,2%