Idioma EN
Contraste

Lançamento do livro Luciano Carneiro - Fotojornalismo e reportagem (1942-1959)

Conversa

Imagem e engajamento: o fotojornalismo humanista da década de 1950 e a fotografia documental contemporânea (veja a lista de participantes mais abaixo)

Quando

22 de outubro de 2020, quinta, às 18h

Evento online | Grátis

Transmissão ao vivo no YouTube com tradução simultânea em Libras. Mais informações abaixo.

IMS lançou livro sobre a obra do fotojornalista Luciano Carneiro 

Em um primeiro momento, houve uma breve conversa com os organizadores do projeto: Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS e organizador do livro, Marcos Tardin, diretor da Fundação Demócrito Rocha, e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará, além de depoimentos de Luiz Carlos Barreto e Evandro Teixeira sobre Luciano Carneiro.

Em seguida o fotojornalista Victor Moryiama, o fotógrafo Tiago Santana e Erika Zerwes, pesquisadora com diversos trabalhos sobre o que se convencionou chamar de "fotojornalismo humanista", conversaram sobre a história do fotojornalismo brasileiro e o atual estatuto da imagem na imprensa a partir da trajetória de Luciano Carneiro. Carneiro foi um dos maiores destaques do jornalismo brasileiro em sua época, um período de intensa transformação de abordagem, vivido através de tensões entre velho e novo estilo. A incansável busca do grupo de jovens da revista O Cruzeiro, do qual Carneiro fazia parte, por uma linguagem moderna, é um legado que pode ser identificado na produção dos atuais desbravadores da linha de frente da notícia. Mediação de Sergio Burgi, editor do livro e curador da obra de Luciano Carneiro.

 

Evento com tradução simultânea em Libras.

Fidel Castro e Juscelino Kubitschek, em frente ao Palácio da Alvorada. Brasília, maio de 1959. Acervo Jornal Estado de Minas/ Revista O Cruzeiro

Como participar

Evento online. Grátis.
Não é necessário se inscrever antecipadamente.

22 de outubro de 2020, quinta, às 18h.
A conversa aconteceu ao vivo pelo canal do IMS no YouTube.

Sobre os participantes

Erika Zerwes é pesquisadora. Doutora em História pela Unicamp, com estágio-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS de Paris. Realizou pós-doutorado no MAC-USP, pesquisando a fotografia humanista em seus diversos aspectos e dimensões políticas.

Sergio Burgi é coordenador de Fotografia do IMS.

Tiago Santana é fotógrafo e produtor. Desenvolve ensaios por Brasil e América Latina desde 1989.  Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1994) com o projeto Benditos, publicado em 2000, e prêmios Marc Ferrez (1995), Conrado Wessel e APCA (2007, ensaio O chão de Graciliano), Melhor da Fotografia no Brasil (2007, 2008 e 2009) e Porto Seguro Brasil.  Sua obra integra importantes acervos e coleções, e, em 2011, foi o segundo brasileiro a ter o trabalho publicado na coleção Photo Poche. É fundador da Editora Tempo d'Imagem e organizador do Solar Foto Festival-CE.

Victor Moriyama é fotojornalista. Colaborador regular do The New York Times, Bloomberg, Le Monde e National Geographic Brasil e fotocolunista do El País. Sua fotografia humanista é comprometida em documentar os processos de violência que prevalecem nas relações sociais e ambientais no Brasil. Criou em 2019 o projeto @historiasamazonicas, uma comunidade de fotógrafos latino-americanos. Entre outros prêmios, ganhador do Visa Pour L'Image 2020.

O livro

Organização: Sergio Burgi
São Paulo: IMS/FDR, 2020.
256 páginas
ISBN 978-65-88251-00-3


Acervo de Luciano Carneiro

Em 2012, o Instituto Moreira Salles adquiriu da família de Luciano Carneiro seu acervo fotográfico. A coleção é composta por 136 cópias ampliadas de fotografias. Em 2016, um segundo conjunto de imagens originado da família do fotógrafo somou-se ao primeiro, e sua obra foi tema da exposição Do arquivo de um correspondente estrangeiro: fotografias de Luciano Carneiro, exibida nas sedes do instituto em São Paulo e Poços de Caldas. Em 2018, o IMS organizou a exposição Luciano Carneiro. O olho e o mundo, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Entre 2018 e 2020, os pesquisadores do IMS revisaram toda a obra – mais de 20 mil imagens – de Luciano Carneiro reunida no arquivo da revista O Cruzeiro, sob a guarda do jornal Estado de Minas. Desse intenso processo  de pesquisa e curadoria surgiu a presente publicação.

Luciano Carneiro em Fortaleza, 1947. Acervo Luciano Carneiro Filho/ IMS

Na loja do IMS