Eleições 2020 no Rio de Janeiro

Por G1 Rio


A Justiça Eleitoral, através da 4ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, decidiu suspender uma propaganda eleitoral do prefeito e candidato à reeleição pelo Republicanos Marcelo Crivella. A decisão aconteceu nesta terça-feira (10).

Segundo a decisão, a peça de campanha é irregular por conta da participação do presidente Jair Bolsonaro em proporção maior do que a permitida pela legislação.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e o presidente Jair Bolsonaro (Arquivo). — Foto: Marcos Corrêa/Divulgação/PR

Outra irregularidade apontada na decisão da Justiça Eleitoral é a falta de identificação do candidato à prefeitura do Rio durante a veiculação da propaganda no rádio e na televisão.

A propaganda de Crivella tem um minuto de duração, sendo que a fala do presidente Jair Bolsonaro dura cerca de 40 segundos, o que excede a parcela de 25% como limite máximo para participação de um apoiador no programa eleitoral, como diz a lei.

A candidata do PDT à prefeitura, Martha Rocha, foi a autora da Notícia de Irregularidade em Propaganda (NIP) contra a campanha do atual prefeito. A deputada estadual que tenta ser prefeita do Rio entrou com um pedido de liminar para a suspensão imediata da peça audiovisual.

De acordo com a juíza Luciana Mocco, Crivella não poderá veicular a propaganda no horário eleitoral gratuito ou em qualquer outro meio de comunicação.

"Após analisar o vídeo em questão é notória a irregularidade da propaganda acostada com a petição inicial, já que além de dedicar a maior parte do tempo destinado ao Presidente Jair Bolsonaro, ainda não traz o nome do candidato a prefeito e tampouco de seu vice", disse Luciana na decisão.

Em outro trecho, a juíza determina:

"Assim, notifique-se o candidato Marcelo Bezerra Crivella e a coligação para se abster de veicular a exemplo de propaganda irregular no horário da propaganda eleitoral gratuita e em qualquer meio de comunicação", completou a juíza.

O que diz a assessoria de Crivella

A assessoria de imprensa de Marcelo Crivella disse ao G1 que o candidato ainda não foi notificado pela Justiça Eleitoral.

Segundo a equipe do atual prefeito, ele vai recorrer da decisão assim que for notificado.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!