Por G1 BA


Manifestação ocorreu em frente ao hipermercado Atacadão, unidade do grupo Carrefour em Salvador — Foto: Victor Silveira/TV Bahia

Um grupo de manifestantes esteve reunido na manhã deste domingo (22), em frente ao hipermercado Atacadão, na Avenida Bonocô, em Salvador, protestando contra a rede comercial após um cidadão negro ter sido assassinado por um segurança e um policial brancos em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre, na última quinta-feira (19).

Com faixas e palavras de ordem e pedindo justiça pelo crime, o grupo também repudiou o posicionamento de autoridades, como o vice-presidente Hamilton Mourão que, no dia seguinte à morte de João Alberto, declarou não existir racismo no Brasil.

Protesto em frente ao hipermercado Atacadão, unidade do grupo Carrefour em Salvador — Foto: Victor Silveira/TV Bahia

Uma confusão teve início, mas logo a situação foi acalmada pela Polícia Militar. Os manifestantes tentaram entrar na unidade, mas os portões foram fechados. Com isso, houve discussão entre o grupo e funcionários do hipermercado e a PM interveio. Os protestos ocorreram do lado de fora, enquanto clientes ficaram presos, sem conseguir sair do estabelecimento.

A manifestação teve fim por volta das 12h30. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), os protestos não atrapalharam o tráfego na região.

A morte de João Alberto, um cidadão negro, espancado por dois homens brancos, ganhou projeção e incitou manifestação de diversos setores da sociedade. A Defensoria Pública da União, a ONU Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) emitiram nota sobre o caso, além de políticos, autoridades jurídicas, artistas e instituições sociais brasileiras.

Imagens mostram homem sendo agredido em supermercado de Porto Alegre

Imagens mostram homem sendo agredido em supermercado de Porto Alegre

Crime

João Alberto Silveira Freitas tinha 40 anos e foi espancado até a morte em uma unidade do Carrefour, na última quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, por dois seguranças do estabelecimento. A ação foi filmada por testemunhas e rapidamente ganhou repercussão.

Ambos são funcionários de uma empresa terceirizada, a Vector Segurança. Em nota, a empresa disse que "se sensibiliza com os familiares da vítima e não tolera nenhum tipo de violência" e "iniciou os procedimentos para apuração interna".

O Carrefour anunciou que rompeu o contrato com a empresa e lamenta profundamente o caso. Em nota, informou que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista aos vídeos do Bahia Rural

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!