Esportes

Vaticano chama Maradona de 'poeta do futebol' e diz que Papa Francisco está rezando por ele

Argentino e apaixonado por futebol, Pontífice se reuniu algumas vezes com jogador
 Diego Maradona presenteia o Papa Francisco com uma camisa da seleção argentina, durante visita em 2014 Foto: HANDOUT / AFP
Diego Maradona presenteia o Papa Francisco com uma camisa da seleção argentina, durante visita em 2014 Foto: HANDOUT / AFP

ROMA — Argentino e apaixonado por futebol, o Papa Francisco disse, em nota do Vaticano, que se lembrará de Diego Maradona com afeto e o mantém em suas orações. O site oficial da Santa Sé, o Vaticano News, chamou o jogador, que morreu nesta quarta-feira , aos 60 anos, de “poeta do futebol”. Na reportagem, o ídolo argentino é classificado como “um jogador extraordinário, mas um homem frágil”, uma referência à sua luta contra as drogas.

Saiba: Jornal detalha últimos momentos de Maradona: deprimido, sentia falta da mãe e tinha proposta para viver em Cuba

O governo do presidente Alberto Fernández decretou luto nacional de três dias a partir desta quarta-feira.

Marcelo Barreto : Maradona abalou o meu mundo

“O Papa foi informado e lembra com afeto das ocasiões de encontro nestes anos, e pensa nele em suas orações, como fez nos últimos dias quando soube sobre o estado de saúde do ex-jogador”, destacou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Artigo : Maradona pode ter arruinado sua vida, mas maravilhou as nossas

O Pontífice se encontrou algumas vezes com o jogador, que era uma das estrelas frequentes de um evento anual realizado por vontade de Francisco, a “partida pela paz”, para arrecadar fundos para entidades beneficentes.

Bernardo Mello Franco: Diego e Fidel

Por isso, Maradona viajou a Roma várias vezes. Em uma das visitas, ele deu ao Papa uma camisa assinada com uma dedicatória que dizia em espanhol: “Ao Papa Francisco, com todo o meu afeto e (votos de) muita paz no mundo”.

Amigos : Maradona morreu no mesmo dia que Fidel Castro

Antes de uma partida, o jogador disse à Rádio Vaticano:

— Acho que todos sentimos algo em nossos corações quando vemos as guerras, quando vemos os mortos. Acho que esta partida vai acabar com a noção de que nós jogadores de futebol não fazemos nada pela paz. Uma bola de futebol vale mais do que 100 rifles.

Pelé se despede : 'Um dia vamos bater uma bola juntos lá no céu'

Maradona morreu enquanto se recuperava em casa após receber alta hospitalar no último dia 11. Ele foi internado às pressas no início do mês e passou por cirurgia para a retirada de um hematoma subdural na cabeça.