Economia Defesa do Consumidor Black Friday

Black Friday: Diferença de preços entre lojas on-line e físicas chega a 32%

Na média, comprar on-line é 16,14% mais barato, aponta pesquisa do JáCotei
Pesquisa do JáCotei mostra que é mais barato comprar pela internet: maior diferença de preço foi encontrada em climatizadores, 32% Foto: Pixabay
Pesquisa do JáCotei mostra que é mais barato comprar pela internet: maior diferença de preço foi encontrada em climatizadores, 32% Foto: Pixabay

RIO — Comprar pela internet sai, em média, 16,14% mais barato do que em lojas físicas. É o que aponta pesquisa feita pelo JáCotei,  com  nove categorias de  produtos e os modelos mais procurados em cada uma delas pelos consumidores na internet.

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Nas nove categorias sai mais barato comprar na internet, sendo que a maior diferença de preço encontrada entre lojas físicas e on-line foi em climatizadores de ar, 32,03%: de R$ 631,33 para R$ 429,15. Nas lavadoras de roupas comprar em sites pode significar uma economia de quase 19%. No caso dos fogões, pela internet fica 18,27% mais barato. Nas geladeiras, o valor cai de R$ 3.338, 29 para R$ 3.552,90.

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Segundo Antonio Coelho, CEO do JáCotei, é natural que os preços nas lojas físicas sejam mais altos, devido a custos com o espaço, como água, luz, IPTU, estoque local, que as lojas virtuais não têm. Ele lembra que apesar do crescimento das vendas no e-commerce a maior parte dos brasileiros ainda fazem compras no comércio tradicional e alerta, nesta Black Friday, os estoque estão reduzidos:

- Nesta edição não teremos grande estoque como vimos em promoção passada. Para ter uma ideia, nem conseguimos incluir os notebooks na comparação de preço, pois muitas lojas físicas não tinham o produto disponível.

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Um ponto que o consumidor deve ficar atento é que pode haver diferença de preço entre o site e a loja física da mesma rede de varejo, e isso não representa nenhuma irregularidade, afirma Cássio Coelho, presidente do  Procon-RJ:

- Os preços não precisam ser iguais, mas é fundamental que na loja física o valor do produto, à vista e parcelado, esteja claro para o consumidor para que ele possa comparar e fazer a melhor escolha - destaca.