Política Eleições 2020

Intubado com Covid-19, Maguito Vilela (MDB) é eleito prefeito de Goiânia

Com 98,6% das urnas apuradas, Maguito recebeu 52,5% dos votos válidos; Senador Vanderlan Cardoso (PSD) obteve 47,5%
Maguito Vilela (MDB) durante internação no Hospital Albert Einstein, no início do mês Foto: Reprodução/Instagram
Maguito Vilela (MDB) durante internação no Hospital Albert Einstein, no início do mês Foto: Reprodução/Instagram

BRASÍLIA - Internado há um mês após contrair a Covid-19, o ex-governador de Goiás, Maguito Vilela (MDB) é o novo prefeito eleito de Goiânia. Com 98,6% das urnas apuradas, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maguito possui 52,5% dos votos válidos. Ele não sabe do resultado porque está sob efeito de sedação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por complicações decorrentes do novo coronavírus.

Confira: Cobertura completa do 2º turno em tempo real, com análises e mapas interativos no site e no aplicativo O GLOBO

Segundo boletim divulgado neste domingo pelo Hospital Albert Einstein, Maguito permanece sedado e respira com o auxílio de ventilação mecânica durante o tratamento. Ele foi intubado pela segunda vez em 15 de novembro, data do primeiro turno, e passou por uma traqueostomia no início da semana passada.

Em São Paulo: Bruno Covas reeleito prefieto

"Hoje, 29 de novembro, (Maguito Vilela) encontra-se traqueostomizado, sedado e conectado a ventilação mecânica com parâmetros satisfatórios de oxigenação. Mantém a estabilidade hemodinâmica e segue em suporte da ECMO e hemodiálise contínua", diz boletim médico divulgado pelo Einstein.

Leia: Saiba quem é João Campos, o novo prefeito do Recife

Com a ausência de Maguito, o filho do candidato, o ex-deputado Daniel Vilela (MDB), assumiu protagonismo na campanha e passou a representar o pai em eventos públicos. Na semana passada, Daniel participou de carreatas com vereadores eleitos de partidos aliados.

Em entrevista ao GLOBO, na última quarta-feira (25), Daniel contou que familiares chegaram a informar o resultado do primeiro turno ao ex-governador e dizem que ele abriu os olhos ao receber a notícia, mas não sabem dizer se ele realmente ouviu.

Ainda: Em Belém, candidato do PSOL vence bolsonarista

Daniel afirmou, ainda, que tentou convencer Maguito a não disputar o pleito após duas tias falecerem por complicações decorrentes da doença, em agosto, mas ele insistiu em continuar. Apesar disso, o ex-deputado disse que os cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus durante campanha "é um negócio meio incontrolável". O vice de Maguito, Rogério Cruz, também contraiu a Covid-19 e ficou afastado por duas semanas.

No Rio: Eduardo Paes é eleito prefeito

– Vivemos esse drama, eu perdi minhas tias, as duas irmãs dele (Maguito), então a gente tinha esse receio já antes da campanha, eu e minha irmã chegamos a falar com ele se era viável ser candidato ou não, mas ele estava muito decidido a ser candidato. E depois buscamos dar o mínimo de segurança na campanha, mas é um negócio meio incontrolável, muita gente acabou pegando, inclusive o próprio vice, que ficou 14 dias afastado. A campanha sofreu uma dupla ausência de candidatos – afirmou Daniel na ocasião.