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Tony Hsieh, ex-CEO da Zappos (Foto: FilmMagic/Getty Images)

Tony Hsieh, ex-CEO da Zappos (Foto: FilmMagic/Getty Images)

Tony Hsieh, ex-CEO da Zappos, morreu na sexta-feira (27/11), em decorrência de ferimentos causados por um incêndio que aconteceu em Connecticut (EUA), enquanto o executivo visitava sua família.

“A bondade e generosidade de Tony tocaram as vidas de todos a sua volta, e ele iluminou o mundo para sempre”, disse sua família em comunicado enviado à CNN. “Em vez de luto, pedimos que todos se juntem a nós para celebrar a sua vida”, diz o texto.

Hsieh ficou tornou conhecido pelo papel que teve na varejista online de calçados Zappos. Foi sob sua liderança que a companhia se tornou um dos grandes players do mercado de e-commerce de moda nos Estados Unidos. Ele havia se aposentado recentemente, após passar 20 anos na companhia. “O mundo perdeu um grande visionário e um ser humano incrível”, escreveu Kedar Deshpande, atual CEO da empresa. “Não perdemos apenas um líder inspirador, mas um mentor e amigo”.

Tony cresceu na região de São Francisco, e vendeu sua primeira empresa – a companhia de marketing LinkExchange – para a Microsoft quando tinha apenas 24 anos, em 1998. Com parte do valor que recebeu na transação, abriu uma empresa de venture capital chamada Venture Frog.

Um de seus primeiros investimentos com a Venture Frog foi no ShoeSite.com, fundado em 1999 por Nick Swinmurn, que acreditava que as pessoas iriam comprar cada vez mais sapatos pela internet. Mais tarde, Hsieh assumiu um papel mais ativo na companhia, que eventualmente mudou de nome para Zappos. Como CEO, o executivo mudou a sede da empresa da região de São Francisco para Las Vegas, em 2004, com o objetivo de construir uma operação maior. Sua liderança ajudou a empresa a crescer. Em 2009, ele vendeu a Zappos para a Amazon por US$ 1,2 bilhão.

Após a venda da Zappos, Hsieh seguiu como CEO até o início deste ano. Nos últimos meses, ele se concentrou em um projeto de revitalização do centro antigo de Las Vegas. Comprou grandes partes da região, entre prédios de apartamentos, casas, estruturas para pequenos negócios, cassinos e hotéis antigos, além de lotes vagos. Sua visão não era apenas se tornar um magnata do setor imobiliário, mas em revitalizar a cidade com tecnologia.

Ele também investiu em diversas startups, com a condição de que elas se mudassem a Las Vegas para construir seus negócios no centro antigo. Com isso, sue objetivo era levar empreendedores e empregos à área.

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