Eleições 2020 no Rio de Janeiro

Por Andréia Sadi, GloboNews


Prefeito eleito diz que não pensa em lockdown para a cidade do Rio de Janeiro

Prefeito eleito diz que não pensa em lockdown para a cidade do Rio de Janeiro

O prefeito eleito no Rio, Eduardo Paes (DEM), disse nesta segunda-feira (30) que, a princípio, descarta o lockdown no Rio. Segundo ele, as medidas a serem adotadas serão terapêuticas em um primeiro momento.

Em sua avaliação, o isolamento total seria "extremo e desnecessário", disse em entrevista à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.

A princípio, eu descarto sim o lockdown. É importante que a gente tenha medidas muito mais do ponto de vista terapêutico. Inaceitável que as pessoas adoeçam e não tenham um leito disponível em um hospital público. Esse é o grande desafio, colocar a rede de saúde do município para funcionar para que a população possa ter o atendimento em caso de necessidade”, disse Paes, em entrevista ao Programa Em Foco com Andréia Sadi, da Globonews.

“Óbvio, medidas de distanciamento social, utilização de máscaras, enfim, regras e, principalmente, tentar conversar com as pessoas. Não dá pra gente pedir para as pessoas aquilo que elas não vão fazer. Então, o lockdown parece uma medida extrema e desnecessária”.

Paes disse ainda que tem conversando com o futuro secretário de Saúde, Daniel Soranz, justamente pela preocupação com a Saúde, agravada nesse momento pela pandemia.

O Rio de Janeiro enfrenta uma alta de casos e mortes por coronavírus já com filas de espera para leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Neste sábado (28), a ocupação de leitos de UTI na rede SUS da capital atingiu 93%. Já na enfermaria, chegou a 70%.

Segundo o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, a fila por um leito no Estado já tem 358 pacientes – desses, 151 aguardam por um lugar em Centros de Terapia Intensiva (CTI).

Paes disse também que vai cumprir o mandato de 4 anos à frente da prefeitura, mas pretende participar do processo político do país.

"Chega de governo que olha só para um nicho", disse.

'Em Foco com Andréia Sadi' entrevista Eduardo Paes, prefeito eleito no Rio

'Em Foco com Andréia Sadi' entrevista Eduardo Paes, prefeito eleito no Rio

O prefeito eleito respondeu perguntas sobre temas variados, como Segurança Pública, Saúde, corrupção, Educação e possível aliança com a esquerda.

Questionado sobre uma possível dificuldade em obter ajuda do governo federal para combater a pandemia, Paes voltou a dizer que vai tentar trabalhar de forma integrada.

"Não tive apoio do presidente Bolsonaro. Ele apoiou a candidatura do Crivella, mas a eleição acabou ontem às cinco horas da tarde. Mas foi o que eu disse a campanha inteira, vamos trabalhar em parceria institucional com o governo federal. O presidente Bolsonaro é do Rio, você tem um monte de pessoas importantes em Brasília que são do Rio. O Rio precisa de ajuda neste momento, nós vamos trabalhar integrados o tempo todo, buscando as soluções para os problemas", afirmou.

Em relação à área de Segurança Pública da capital, disse que o principal papel da prefeitura é estancar a atividade econômica — como as construções irregulares — que está por trás de grupos milicianos.

Eduardo Paes na GloboNews — Foto: GloboNews/Reprodução

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Guarda Municipal

"Quando fui prefeito por 8 anos, eu tinha uma visão de que não era necessário armar a Guarda Municipal. Eu acho que ela pode ter um protagonismo maior na segurança pública, nas grandes áreas comerciais da cidade, nos lugares de maior fluxo de pedestres, nas estações de BRT, e para cumprir esse papel, até auxiliando as forças de segurança pública do estado, até permitindo que as forças de segurança possam enfrentar a criminalidade e a prefeitura assumir um pouco desse papel do policiamento ostensivo.

Pra isso, é importante que a gente tenha um grupo da Guarda, um grupo pequeno de guardas, sendo treinado de maneira adequada para que utilizem o armamento dessa forma."

Armar a Guarda seria 'aceno político'?

“Não tem nenhum tipo de aceno político não. Tem uma decisão de vida como ela é. Depois de dialogar muito com pessoas discutindo Segurança Pública, fui candidato a governador em 2018, portanto este foi um tema em que eu me aprofundei mais e entendi que era importante ter a Guarda Municipal usando o armamento que é possível a guarda usar, repito, com muito treinamento.

Não tem nenhum aceno político, tem a vontade de encontrar a solução para os problemas que a cidade enfrenta.”

Segurança Pública

“O papel da prefeitura no combate às milícias é, principalmente, aquele de estancar a atividade econômica que gera lucro para as milícias. Vou dar o exemplo mais clássico, que é a ocupação irregular do solo urbano. Tem o caso que ficou nacionalmente famoso que é o da Muzema, uma comunidade no Itanhangá. Em que construíram prédios e acabou desabando um. Aquilo é uma atividade controlada pelo poder paralelo.

Este tipo de coisa é um papel importante da prefeitura para combater permanentemente para estancar o ganho destes milicianos.

Em paralelo, estar sempre à disposição e trabalhando em conjunto com o governo do estado. Esta coisa do crime organizado, por mais que você tenha uma Guarda Municipal, ela tem um papel diferente.

Mas o combate à criminalidade efetivamente é um papel do governo do estado, mas com toda a parceria da prefeitura. A gente vai fazer de tudo. Essa festa de construir sem autorização da prefeitura acaba dia 1° de janeiro.”

Mandato

"Eu vou ficar na Prefeitura do Rio, vou cumprir meu mandato os quatro anos. A população me confiou esta responsabilidade. A prefeitura vai precisar de muita dedicação.

Mas, obviamente, participarei do processo político. Está muito longe, mas eu vou participar. Vou participar do processo político olhando para o governo do estado. Certamente vou participar do processo político olhando para as eleições nacionais.

No momento adequado, mas não tenha dúvida de que vou participar sim, mas ficarei na prefeitura do Rio, que é uma tarefa que me honra e me orgulha muito."

Presidência da República

"Sabe aquela história de estar tão feliz com a posição que eu conquistei ontem? Eu sou um prefeito orgulhoso, eu amo a minha cidade, eu acho o Rio um lugar especial.

Então eu estou curtindo isso aqui. Mas pode ser, um dia, eu posso achar que esta coisa de presidente da República, de prefeito, possa ser correr atrás até que consegue. Ser presidente da República é uma coisa meio de destino, de circunstância, mas confesso que não paro um minuto para pensar nisso.

Confesso que estou muito feliz em cuidar de Bangu, de Campo Grande, Santa Cruz, Ipanema, Leblon, enfim. Da cidade mais linda do mundo, mais incrível do mundo, que é o Rio de Janeiro."

O DEM em 2022

"Primeiro, eu acho que tanto o presidente do partido, o ACM Neto, quanto o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, são duas pessoas com quem eu converso muito, são dois grande aliados e apoiadores que eu tive nesta eleição.

Eu acho que eles têm este papel de liderar este processo, de conduzir o Democratas pelo protagonismo que o Democratas assumiu na política nacional para que se encontre um nome de consenso que se possa ser candidato a presidente da República.

Acho que este é o esforço do partido. Eu estarei, obviamente, à disposição deles para colaborar, mas acho que este processo tem que ser conduzido por estas duas lideranças nacionais que o partido tem."

Educação e Economia

"Na educação, as crianças da escola pública passaram um ano inteiro sem aula. Então, no ano que vem nós vamos ter que fazer o ‘dois anos em um’ — muito reforço escolar.

Trazer tecnologia para as crianças da escola pública. Não tem mais esse negócio de ‘laboratório de informática’. Tem que ter internet e tablet para todo mundo, para eventualmente fazer aula on-line. A gente vai trabalhar muito forte para recuperar esse ano perdido para as nossas crianças.

Eu quero aproveitar para dizer a todos os investidores que o Rio voltou a ser uma cidade amiga dos negócios.

O capital humano, o maior número de mestrados, graduados, com curso superior, é aqui no Brasil."

Cesar Maia na equipe da prefeitura

“Eu não vou fazer o convite pela GloboNews, mas se ele quiser aceitar será um prazer. Eu não conversei com ele ainda. Ele me ligou para me cumprimentar e falamos muito rapidamente. Vou estar com ele esta semana.

O Cesar foi prefeito em três mandatos, 12 anos na prefeitura. Eu acho que a gente vai precisar muito de experiência, e foi a razão que a população me escolheu. As pessoas queriam um gestor testado, que conhecesse a prefeitura. E não tem dúvida.

Imagina você juntar dois prefeitos com três mandatos trabalhando juntos. Seria uma honra para mim, mas não fizemos nenhuma discussão neste sentido. Vamos conversar para ver o que acontece.”

Diálogo com a esquerda

“Eu reafirmo o que eu disse em relação ao PSOL. Aliás, eu queria agradecer ao PSOL e ao deputado Marcelo Freixo, ao vereador Tarcísio, ao vereador Chico Alencar. Enfim, quadros do PSOL que pediram votos para mim. Este voto crítico.

E há quadros do partido dos trabalhadores, a deputada Benedita. Assim como quadros da direita que me apoiaram.

Eu acho que, o que a gente conseguiu construir aqui no Rio é uma aliança que acho que a gente tem que olhar para a política nacional e ver isso. A gente precisa estabelecer pontes, canais, dialogar. A gente governa melhor quando a gente dialoga, quando a gente ouve o contrário. Eu não concordo com um monte de coisas que o PSOL defende, que o PSOL acha.

Mas manter o diálogo é importante. Eles vão fazer oposição a Câmara de Vereadores, não tenho dúvida nenhuma disso, são sete vereadores. Mas eles podem fazer oposição e ao mesmo tempo a gente pode dialogar.”

Reunião com Soranz

Mais cedo, Paes já havia dito que iria se reunir com Soranz nesta segunda para definir as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus.

Uma coletiva foi marcada para as 14h, já com o futuro secretário municipal de Saúde, para anunciar as primeiras medidas que serão implementadas pela pasta.

De acordo com Paes, muitas mortes que ocorreram no Rio poderiam ter sido evitadas com medidas de prevenção adequadas.

Prefeito eleito Eduardo Paes fala sobre suas primeiras medidas

Prefeito eleito Eduardo Paes fala sobre suas primeiras medidas

"Vamos trabalhar a questão da reabertura dos leitos. Tem leito em Acari, tem leito na rede federal, pra isso o Daniel já vai começar a se articular com o ministro da Saúde e tratar da pandemia como ela deve ser tratada, com atenção, com zelo, permitindo que o índice de letalidade no Rio de Janeiro possa ser reduzido drasticamente. Muitas mortes no Rio de Janeiro que se a gente tivesse tido um trabalho mais bem feito isso não teria acontecido", afirmou Paes, durante entrevista ao Bom Dia Rio.

O que diz Crivella

O G1 entrou em contato com a assessoria de Marcelo Crivella, que informou que a prefeitura agiu com responsabilidade durante a pandemia e que foi o ente que disponibilizou mais leitos para a Covid-19 (confira abaixo a íntegra da nota):

"A Prefeitura do Rio foi o ente que mais abriu leitos para o combate à Covid-19 na rede SUS da capital e a única que mantém um hospital de campanha em funcionamento e uma unidade de referência (hospital Ronaldo Gazzola) - além de não ter fechado nenhum leito de UTI desde o início da pandemia.*

Somente *nas duas últimas semanas, foram abertos na rede municipal 37 novos leitos de UIT Covid*. Os hospitais da Prefeitura possuem *hoje 918 leitos para tratar a doença, sendo 288 leitos de UTI*.

A rede municipal de saúde foi responsável por 69% das internações durante toda a pandemia até agora. Nos últimos dias, como amplamente noticiado, a Prefeitura e o governo do estado vêm negociando a ampliação de leitos nas unidades municipais.

Também foram criados 11 centros de imagem, com modernos tomógrafos que facilitaram o acesso a diagnóstico. Esses locais fizeram mais de 13 mil exames.

A Prefeitura agiu durante todo o período da pandemia com responsabilidade e acompanhando a evolução dos casos. As medidas adotadas tomaram como base os indicadores sobre a doença e as decisões do comitê científico."

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!