Descrição de chapéu Eleições 2018

PSOL lança Boulos como única chapa de esquerda

Candidato fala em legalizar o aborto e revogar medidas do governo Michel Temer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guilherme Boulos durante convenção do PSOL, neste sábado (21), em São Paulo
Guilherme Boulos durante convenção do PSOL, neste sábado (21), em São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
São Paulo

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Guilherme Boulos, foi oficializado neste sábado (21) como o candidato do PSOL à Presidência da República. O partido apresentou sua chapa presidencial como a única genuinamente de esquerda nesta eleição.

Boulos definiu como esquerda quem tem "toda a disposição de enfrentar privilégios até as últimas consequências". "E que não tenha compromisso com o sistema financeiro e com o mercado, e sim com a maioria do povo brasileiro", disse.

"Nós somos essa esquerda. Isso não quer dizer que não haja outras candidaturas que estejam na oposição ao governo Temer e nós respeitamos todos."

A convenção aconteceu em um hotel no centro de São Paulo. Líderes nacionais do partido estiveram no ato, como os deputados federais Luiza Erundina (SP), Ivan Valente (SP) e Glauber Braga (RJ) e o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo. 

"Temos uma expectativa boa de uma campanha de esquerda como há tempos que a gente não vê nacionalmente", disse Freixo. "Só tem uma chapa de esquerda nesse país. Essa chapa é o Boulos", afirmou Erundina.

Boulos listou suas prioridades de um futuro governo. "Nosso primeiro compromisso é revogar as medidas do governo Michel Temer", disse ele, que foi recebido pela militância sob o grito de "eu não abro mão de um presidente que faz ocupação".

Questionado sobre a possibilidade de aproximação com o PT e sobre a declaração de possível apoio do ex-ministro petista Tarso Genro, caso a candidatura de Lula seja barrada pela Justiça Eleitoral, Boulos defendeu o direito do ex-presidente de disputar a eleição, e se disse honrado com o apoio recebido de Tarso. "Uma declaração como essa do ex-ministro Tarso Genro fortalece nossa perspectiva de construção de um novo projeto de esquerda para o Brasil", afirmou.

Além deles, outras pré-candidaturas identificadas com esse campo político são a de Manuela D'Ávila (PC do B) e a de Ciro Gomes (PDT).

Na convenção, Boulos, 36, também afirmou que defenderá a legalização do aborto e tratará o tema como uma questão de saúde pública, citando dados sobre mulheres que morrem com abortos clandestinos, especialmente pobres e negras. "O tema tem que ser trazido à tona", disse.

Ele também defendeu a descriminalização das drogas, a desmilitarização da polícia e a "governabilidade" com a população, por meio de plebiscitos e referendos. Disse que manterá seus princípios ao longo da campanha e que não fará discursos com base em marqueteiros.

Aplaudida de pé, Erundina discursou girando no palco para não dar às costas ao seu "futuro presidente e à co-presidente", a líder indígena Sônia Guajajara, vice de Boulos. A parlamentar e ex-prefeita de São Paulo afirmou ser essa a única chapa legítima com "compromisso com o povo".

Coligado com o PCB e com apoio dos movimentos MTST, Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e Mídia Ninja, Boulos criticou Jair Bolsonaro (PSL) e chamou o centrão de turma do balcão de negócios do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), que está preso no Paraná.

"[Bolsonaro] é o candidato que usa crianças para fazer apologia à violência, como nós vimos nos últimos dias."

O coordenador do MTST também comentou a aliança firmada pelo centrão com o ex-governador e pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB). "Acho que se merecem. É o encontro da Bolsa de Valores com a corrupção no Congresso Nacional", afirmou.

A convenção também foi marcada por diversas falas em homenagem à vereadora do Rio Marielle Franco. Girassóis foram distribuídos aos militantes enquanto a vereadora de Niterói (RJ) Talíria Petrone falava do histórico da correligionária, assassinada a tiros no dia 14 de março. 

O PSOL vai apostar em uma campanha feita "de baixo para cima" e com "gente na rua" para conquistar o eleitorado. O partido terá que superar dificuldades, como o pouco tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio, que pode chegar a 20 segundos, de acordo com a estimativa da direção da sigla.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, Boulos é coordenador do MTST, e não do MST.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.