Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por G1


Reclamações no Downdetector diminuíram após às 9 horas da manhã — Foto: Reprodução/ Downdetector

Reclamações no Downdetector diminuíram após às 9 horas da manhã — Foto: Reprodução/ Downdetector

Milhares de usuários do Brasil e de outros países relataram dificuldades para acessar os serviços do Google, como Gmail e YouTube, por volta das 8h40 desta segunda-feira (14).

Pouco antes das 10h, a empresa disse que a instabilidade tinha sido resolvida em todas as ferramentas, para a maioria dos usuários.

No começo da tarde, a companhia divulgou a causa da pane. "Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento", esclareceu a empresa.

Essa falha levou a outra que, na prática, impediu o uso dos aplicativos.

"Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados", disse o porta-voz do Google.

O Google possui um serviço de autenticação, a Gaia ("Administração de IDs e Contas Google", na sigla em inglês), explica Altieres Rohr, que um blog sobre segurança digital no G1. Como usuário, você não interage diretamente com esse produto, mas ele é necessário para o funcionamento de toda a infraestrutura que depende de autorização.

O problema enfrentado pelos usuários do Google nesta segunda foi semelhante ao que derrubou o Microsoft Teams e o Outlook no fim de setembro.

"Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro", concluiu o Google.

Cronologia

Além do Brasil, reclamações foram reportadas em países como os Estados Unidos, Reino Unido e Japão.

As notificações começaram por volta das 8h40 no site Downdetector (que mostra status e disponibilidade de diversos sites e serviços online) e, às 8h58, houve um pico de 20.758 reclamações no Brasil. Após este horário, as mensagens de erro diminuíram.

Após uma hora, a empresa afirmou que os serviços haviam sido normalizados para parte dos usuários. E, ao final da manhã, voltaram a funcionar para a maioria.

Por volta das 10h50, o Google disse que o Gmail ainda tinha instabilidade, mas que o erro foi corrigido às 11h.

Os usuários relataram as falhas pelo Twitter. Veja abaixo:

VÍDEOS: veja mais notícias de tecnologia

Veja também

Mais do G1