Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília


VÍDEO: 'Esse não é um tema da Câmara', diz Maia sobre inclusão de termo de responsabilidade em MP

VÍDEO: 'Esse não é um tema da Câmara', diz Maia sobre inclusão de termo de responsabilidade em MP

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (15) que a medida provisória que prevê a compra de vacina contra a Covid-19 pelo programa internacional Covax Faciliy (leia mais abaixo) será votada na quinta (17) – sem a exigência de que os vacinados assinem um termo de responsabilidade.

Pela manhã, o relator da MP na Câmara, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), havia informado que a exigência do termo seria incluída no texto que tramita no Congresso. A declaração foi dada após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Maia disse que conversou com Zuliani – ambos são do mesmo partido – e que, se quiser, o governo terá de enviar essa proposta como uma emenda. A medida é defendida por Bolsonaro, que chegou a dizer na segunda (14) que incluiria esse termo de responsabilidade em uma nova MP.

"Esse não é um tema da Câmara, esse tema veio do governo. Se o governo tiver interesse, apresente a emenda por um deputado, faça o destaque e tente ganhar no plenário. Não pode o relator da Câmara assumir a responsabilidade sobre um tema que nós não temos convencimento que é o caminho correto, para aprovação dentro da medida provisória", afirmou Maia.

No fim da tarde, o repórter da GloboNews Nilson Klava também ouviu do próprio deputado Zuliani que a regra não seria mais incluída na MP que já tramita, relacionada ao consórcio Covax Facility. Veja no vídeo:

Relator da MP que autoriza adesão do Brasil à Covax Facility diz que medida não deve incluir 'termo de consentimento'

Relator da MP que autoriza adesão do Brasil à Covax Facility diz que medida não deve incluir 'termo de consentimento'

"Outro ponto é o termo de consentimento, que os usuários de vacinas teriam que assinar pra tomar as vacinas, especialmente a da Pfizer, que é o laboratório que está exigindo no contrato com governo federal de ficar isento das responsabilidades futuras da vacina", disse Zuliani.

"Mas nem todo laboratório faz essa exigência, então é muito mais uma questão técnica do Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunizações, poder tomar decisões cabíveis ou não ao termo de consentimento, não cabe no texto da medida provisória."

Programa global para vacina

Covax Facility é um programa global coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impulsionar o desenvolvimento e garantir a compra de vacinas contra a Covid-19. A coalizão envolve mais de 150 países, e a adesão do Brasil será prevista na MP.

A MP relatada por Zuliani estava na pauta desta terça da Câmara dos Deputados. O parlamentar espera aprovar o novo relatório até quinta-feira (17).

De acordo o colunista do G1 Valdo Cruz, caso seja incluído na MP, o termo de responsabilidade deve ser derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ou pelo Congresso Nacional.

Epidemiologistas criticaram a exigência do termo e afirmaram que "parece que o presidente não quer que a vacina aconteça". Veja o vídeo:

VÍDEO: Termo de responsabilidade 'não faz sentido' e gera 'suspeição', diz epidemiologista

VÍDEO: Termo de responsabilidade 'não faz sentido' e gera 'suspeição', diz epidemiologista

Questionado sobre a declaração dada pelo presidente Bolsonaro de que não irá tomar a vacina, Maia disse que considerava a posição dele “lamentável” e criticou a politização da vacina.

“Lamentável. Não apenas essa e outras declarações. É uma pena. Queria que o presidente coordenasse, comandasse o país, articulando com a sociedade, prefeito e governadores, mas parece que ele transformou essa briga pela vacina numa briga ideológica. Enquanto ele briga pelo tema, milhares de brasileiros vão sendo infectados e a cada dia centenas de brasileiros vão perdendo suas vidas”, afirmou.

VÍDEOS: veja novidades sobre a vacina

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!