Por Marina Pinhoni, Lívia Machado, G1 SP — São Paulo


Doria questiona ministro da Saúde sobre compra da CoronaVac

Doria questiona ministro da Saúde sobre compra da CoronaVac

Em reunião com governadores na manhã desta terça-feira (8), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que, se houver demanda e preço, o governo federal irá comprar a "vacina do Butantan" (assista no vídeo acima).

A declaração foi dada após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), questionar se o Ministério da Saúde pretendia adquirir a CoronaVac, que é produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista. Na pergunta, Doria lembrou que o governo federal fechou acordo para comprar outros dois imunizantes.

"Já respondi isso a todos os governadores. Quando a vacina do Butantan – que não é do estado de São Paulo, tá, governador? Não sei como o senhor fala tanto como se fosse do estado. Ela é do Butantan. O Butantan é o maior fabricante de vacina do nosso país e é respeitado por isso", afirmou Pazuello.

"O Butantan, quando concluir o seu trabalho e tiver sua vacina registrada, nós avaliaremos a demanda e, se houver demanda e houver preço, nós vamos comprar. [...] Volto a colocar para o senhor [Doria] que o registro é obrigatório e, havendo demanda, havendo preço, todas as vacinas, todas as produções serão alvo de nossa compra."

A CoronaVac ainda está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo federal, no entanto, já liberou verba para outras vacinas que também estão na fase de testes e não foram registradas pela Anvisa.

Na mesma reunião desta terça, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), questionou Pazuello sobre um memorando que o Ministério da Saúde havia enviado com a intenção de compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, mas que foi desautorizado por Jair Bolsonaro (sem partido) posteriormente.

"Senhores, esse memorando de entendimento, na mesma forma que o da Pfizer, ele é não vinculante. Ele é não vinculante e ele demonstra a nossa intenção [de compra]. Eu já tinha colocado aqui e repito: sempre que fizemos um memorando de entendimento, com terceiros, ele é não vinculante e ele depende de um grau de trabalho também da produtora", disse Pazuello.

O ministro afirmou que a análise da compra da CoronaVac será enviada ao Palácio do Planalto após a conclusão dos estudos do Butantan.

"Ressalto que o Butantan é o parceiro número um de vacinas do nosso Ministério da Saúde, do SUS, isso não é nenhuma novidade. Nós aguardamos que seria feita a conclusão da fase três. E entendemos que a fase 1 e 2 é chinesa, ela não é brasileira, então isso tudo tem que ser passado para a Anvisa de uma forma muito clara. [...] As coisas estão acontecendo. Quando nós tivermos tudo registrado e comprovado, como manda o figurino, vamos avaliar a demanda naquele momento para adquirir. Levar isso ao Palácio, levar isso a todos os órgãos, que ultrapassa minha posição, e vamos adquirir."

Reprodução de áudio da conversa entre o governador João Doria e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello — Foto: Reprodução/GloboNews

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o relatório com os resultados sobre a eficácia da CoronaVac deve ser concluído até o dia 15 de dezembro.

Nesta terça, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que tanto o pedido para o uso emergencial e quanto o registro definitivo da CoronaVac devem ser enviados à Anvisa nos próximos dias.

"Vamos pedir o registro emergencial e o regular – este, sim, demora 60 dias. Temos que ter uma avaliação compassiva. É o que os outros países da Europa – especialmente o Reino Unido – [e] mesmo os Estados Unidos para uso de algumas medicações. Fez uso compassivo, é a compaixão, é isso que vai fazer uma força-tarefa de analisar isso e liberar de uma forma muito mais célere. Nós temos prioridade, a prioridade hoje é a vacina", defendeu o secretário em entrevista à GloboNews.

O uso emergencial é diferente do registro sanitário. No caso deste último, trata-se da aprovação completa para uso de um imunizante. Já o registro definitivo depende de mais dados e da conclusão de todas as etapas de teste da vacina.

À Rádio CBN, o diretor do Butantan disse nesta terça que o governo não descarta judicializar um eventual atraso em um momento de emergência nacional.

Governadores cobraram do governo federal um plano nacional de vacinação contra covid

Governadores cobraram do governo federal um plano nacional de vacinação contra covid

Plano estadual

Nesta segunda-feira (7), o governo paulista anunciou o plano de vacinação com a CoronaVac, previsto para começar em 25 de janeiro de 2021.

De acordo com o anúncio, a primeira fase da vacinação será voltada ao grupo prioritário, que também inclui idosos com 60 anos ou mais, e dividida em cinco etapas. Nessa etapa, 9 milhões de pessoas deverão ser vacinadas.

Anvisa

Para que a vacina comece a ser distribuída, é necessário que o Instituto Butantan envie um relatório à Agência e que o órgão aprove o uso do imunizante.

De acordo com o Butantan, a previsão é que as informações sejam enviadas ainda em dezembro e que a Anvisa decida se a CoronaVac cumpre, ou não, todos os requisitos para aplicação até a primeira semana de janeiro.

A epidemiologista Natalia Pasternak destacou que o plano de imunização do governo estadual só será possível se a vacina se comprovar eficaz.

"O cronograma está bem montado, com os grupos prioritários bem definidos. Vai ser ótimo se a gente tiver, no prazo que eles querem, a vacina aprovada pela Anvisa. Como a CoronaVac ainda não publicou os dados de fase três de eficácia, nós não sabemos ainda nem o quanto ela protege e nem quanto tempo a Anvisa vai demorar para avaliar assim que esses dados forem submetidos", afirmou Pasternak em entrevista à GloboNews nesta segunda.

"Se a Anvisa realmente liberar e der tempo de registrar a vacina, licenciar antes de 25 de janeiro, ótimo, inicia-se a vacinação. Mas estamos pendurados nos resultados da fase três e na liberação da Anvisa."

Embates com o governo federal

Em 1° de dezembro, o governo federal divulgou a estratégia "preliminar" para a vacinação dos brasileiros. Naquele calendário apresentado, a CoronaVac não foi citada pelo Ministério da Saúde.

No dia seguinte, a Anvisa disse que irá aceitar que empresas desenvolvedoras de vacinas contra a Covid-19 solicitem o "uso emergencial" no Brasil e divulgou os requisitos para o pedido.

Por conta dos embates políticos, o governo de São Paulo oficializou o programa de vacinação estadual, que será realizado sem apoio do governo federal.

O governo anunciou a intenção de comprar 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/biontech

O governo anunciou a intenção de comprar 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/biontech

Matéria-prima

O governo de São Paulo já recebeu 120 mil doses prontas da CoronaVac, além da carga de insumos que pode virar até 1 milhão de doses.

Os insumos são os “ingredientes” necessários para a finalização da vacina no país. Caberá ao Butantan concluir a etapa final de fabricação.

Ao todo, pelo acordo fechado, o Butantan receberá do laboratório chinês 6 milhões de doses prontas para o uso e vai formular e envasar outras 40 milhões de doses.

Número mínimo de infectados

A etapa permite a abertura do estudo e a análise interina dos resultados do imunizante. A expectativa é a de que os dados sejam divulgados pelo governo paulista nas próximas semanas.

Resposta imune e segurança

Um estudo feito com 743 pacientes apontou que a CoronaVac mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 de testes.

A fase 2 dos testes de uma vacina verifica a segurança e a capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa. Normalmente, ela é feita com centenas de voluntários. Já a fase 1 é feita em dezenas de pessoas, e a 3, em milhares. É na fase 3, a atual, que é medida a eficácia da vacina.

VÍDEOS: novidades sobre a vacina

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!