Vacina

Por G1


Brasileira é vacinada contra o novo coronavírus no Reino Unido

Brasileira é vacinada contra o novo coronavírus no Reino Unido

A pesquisadora brasileira Maria Lúcia Possa foi uma das primeiras pessoas a receber uma das duas doses da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNtech, no Reino Unido, nesta terça-feira (8).

"Hoje é o primeiro dia, mas acho que a coisa mais importante é que tem luz no fim do túnel", disse Possa.

"Eu estou cansada, está todo mundo cansado — da doença, de ficar em casa, de todas essas restrições", disse a pesquisadora em entrevista à GloboNews. "Mas agora, finalmente, temos essa luzinha e eu sou a prova".

Trabalhadora do serviço público de saúde, brasileira Maria Lúcia Possa é uma das primeiras a receber a vacina da Pfizer e BioNtech no Reino Unido nesta terça-feira (8) — Foto: Reprodução/GloboNews

Possa contou que estava de folga quando um colega de trabalho falou para ela checar seu e-mail. Isso porque alguns dos funcionários do Hospital Universitário Royal Free seriam também vacinados nesta primeira fase da campanha.

O plano de vacinação do Reino Unido dividiu as pessoas em grupos. O primeiro, que começou a ser vacinado nesta terça-feira, inclui profissionais da saúde, pacientes idosos pessoas dos grupos de risco.

"Como eu trabalho no sistema de saúde e sou do grupo de risco, por causa de um transplante de rins, eu fui uma das primeiras a ser chamada", explicou Possa.

Ela disse que depois que tomar a segunda dose da vacina, que já está marcada para ser aplicada em 5 de janeiro de 2021, pretende voltar ao Brasil para o aniversário de sua mãe, que vai completar 100 anos.

'Confia na ciência'

A pesquisadora ressaltou a importância da ciência para a produção de um imunizante em tempo recorde. Segundo ela, a única coisa que pode acontecer é uma leve dor no braço e sintomas fracos de gripe, o que é considerado normal.

"Se te oferecerem [a vacina], toma [...] Eu quero a minha liberdade de volta, com a paz e segurança de que não vou infectar ninguém", disse Possa.

Segundo ela, a injeção "dói menos que a vacina da gripe". A única diferença, explicou, é que a seringa é mais longa e demora mais para depositar toda a dose da imunização, em comparação com a vacina da gripe.

Brasileira é vacinada contra Covid-19 no Reino Unido: 'Tem luz no fim do túnel'

Brasileira é vacinada contra Covid-19 no Reino Unido: 'Tem luz no fim do túnel'

Primeira vacinação em massa

Os países do Reino Unido são os primeiros que começaram a vacinação em massa de sua população. Na primeira leva, cerca de 400 mil pessoas receberão duas doses cada — a vacina é administrada em duas injeções, com 21 dias de intervalo entre elas.

Após a primeira dose já há alguma imunização, mas o efeito total é verificado sete dias após a segunda dose.

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech

A vacina adotada pelo Reino Unido é a desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech. Elas foram distribuídas em cerca de 70 hospitais do país.

Essa vacina precisa ser mantida a uma temperatura muito baixa (-70°C), e, por isso, a campanha será feita em hospitais.

A vacinação não é obrigatória no país.

VÍDEO: Idosa britânica é a primeira a receber a vacina contra o novo coronavírus no Reino Unido

VÍDEO: Idosa britânica é a primeira a receber a vacina contra o novo coronavírus no Reino Unido

VÍDEOS mais vistos da semana

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!