Índia aprova uso emergencial da vacina de Oxford e da Covaxin

Uma é produzida pela AstraZeneca

A outra é desenvolvida no país

Índia tem mais de 10 milhões de casos de covid-19
Copyright Naveed Ahmed/Unsplash

A Índia autorizou neste domingo (3.jan.2021) o uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19:

  • covishield – desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, com eficácia de 70,4%;
  • covaxin – produzida pela indiana Bharat Biotech, em colaboração com agências governamentais. A eficácia ainda não foi divulgada.

Ambas vacinas necessitam de 2 doses na aplicação e exigem armazenamento de 2 a 8º C.

Receba a newsletter do Poder360

A aprovação representa um grande passo no controle da pandemia no país com a 2ª maior população do mundo. A Índia tem 1,35 bilhão de habitantes e mais de 10 milhões de casos de infecções pelo coronavírus –atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo a Reuters, mais de 50 milhões de doses do imunizante da Oxford já foram armazenadas pelo fabricante local, o Serum Institute of India. Além da Índia, o Reino Unido e a Argentina já autorizaram o uso emergencial dessa vacina.

De acordo com o governo local, a liberação para uso de ambos os imunizante foi baseada em dados dos estudos clínicos que demonstram que são seguras e têm capacidade “robusta”.

O plano inicial de imunização do país traz a meta de vacinar 300 milhões de pessoas até agosto. Os primeiros a serem imunizados serão os agentes de saúde, policiais, idosos e pessoas com comorbidades. O país pretende começar a vacinação contra covid-19 ainda em janeiro.

autores