Clínicas privadas de vacina querem importar 5 milhões de doses da Índia

Imunizante indiano já foi liberado

Prazo para vir ao Brasil é incerto

Eficácia da vacina é desconhecida

Índia: 149.435 mortos por coronavírus

Divulgação: Bharat Biotech

A ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas) informou neste domingo (3.jan.2021) que negocia a compra de 5 milhões de doses da vacina Covaxin, desenvolvida na Índia pelo laboratório Bharat Biotech.

O imunizante teve seu uso emergencial autorizado pela Índia neste domingo, e está na 3ª fase de testes. Precisará da aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usada no Brasil.

A vacina ainda não teve sua eficácia divulgada. O imunizante é feito a partir de partículas do coronavírus que foram mortas, tornando-as incapazes de infectar ou replicar. São necessárias 2 doses na aplicação, e seu armazenamento é entre 2 a 8º C.

O governo indiano também aprovou a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que leva o nome de Covishield no país. Sua eficácia é de 70,4%, também necessitando de uma 2ª dose no processo de vacinação.

Receba a newsletter do Poder360

O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, afirmou que o imunizante foi oferecido ao governo federal, e que uma parte excedente foi disponibilizada pela empresa às clínicas privadas.

Ele viaja à Índia nesta semana (4 – 8.jan.2021) com uma comitiva do governo para conhecer a indústria e avaliar se a Bharat Biotech consegue fornecer a quantidade negociada. “A ideia é saber se efetivamente essa capacidade existe e se isso não vai gerar uma expectativa frustrada no futuro”.

Barbosa disse que assinou um memorando de intenção de compra para 5 milhões de doses iniciais, capacidade que foi ofertada pela empresa. O presidente da ABCVAC disse que “está brigando” para aumentar a quantidade.

“O que vimos até agora com todas as tratativas, é que sim, teremos uma vacina disponível no mercado privado em 2021”, afirmou à GloboNews neste domingo. Ele ressaltou que quando tiver certeza que a negociação for concretizada, vai tratar da busca por seringas e agulhas suficientes para atender o mercado.

O Poder360 revelou em dezembro que as vacinas poderiam também ser aplicadas por hospitais e clínicas particulares, assim que obtivessem autorização de uso no sistema público pela Anvisa.

autores