Brasil Educação Enem e vestibular Coronavírus

Enem 2020: candidatos já podem pegar cartões de confirmação

Exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital
Na foto, mão segura celular com imagem do ENEM 2020 Foto: Cadu Rolim / Agência O Globo
Na foto, mão segura celular com imagem do ENEM 2020 Foto: Cadu Rolim / Agência O Globo

RIO — Candidatos do Enem poderão acessar os cartões de confirmações a partir desta terça-feira (05). Nos cartões estão informações como o local onde o estudante fará o exame e a opção de idioma estrangeiro para a prova.

Entrevista: Com mais inscritos e medidas anti-Covid, Enem da pandemia sairá 25% mais caro

O exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital. Ao todo, mais de 5,7 milhões de inscrições foram confirmadas nesta edição, segundo o Inep.

O cartão pode ser acessado na Página do Participante com o CPF e a senha cadastrados pelo estudante. Também é possível acessá-lo pelo aplicativo do Enem. Desde 2015, ele não é mais enviado para a casa do participante pelo correio.

Enem: Inep divulga guias de correção de redação com materiais para alunos surdos e dislexos

O candidato não precisa levar o cartão de confirmação para a realização da prova. É necessário, no entanto, uma identificação oficial original, recente e com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

O cartão de confirmação da inscrição do Enem traz as seguintes informações:

  • Nome do participante
  • Número de inscrição
  • CPF
  • Data, horário e local exato de realização das provas
  • Indicação de atendimento especial, caso haja (para grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, idosos, etc.)
  • Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Indicação de emissão de certificado de conclusão do ensino médio (se for o caso)

No Twitter, candidatos reclamaram de atraso na divulgação do cartão de confirmação este ano. "Menos de um mês pro Enem e nem cartão de confirmação tem ainda. Boa, Inep", postou uma internauta.

"O cartão de confirmação do ENEM era pra ter saído ontem e até agora nada? O INEP tá me deixando mais ansioso que a prova", questionou outro. "To preocupada com esse cartão de confirmação do Enem que não saiu até agora", postou uma terceira candidata.

Medidas de prevenção à Covid-19

O Enem terá novas medidas este ano com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. Uma delas é o número de participantes por sala de aplicação: a ocupação será de aproximadamente 50% da capacidade original, menor do que em anos anteriores. Por isso, a quantidade de locais de prova será aumentada para comportar todos os inscritos, segundo o Ministério da Educação.

Pessoas com comorbidade poderão pedir o uso de salas especiais até o dia 7 de janeiro pelo telefone 0800-616-161.

Coronavírus: Veja o que já se sabe sobre a nova mutação encontrada no Rio

Além disso, o Ministério afirmou que uma sala especial, com ocupação de até 12 pessoas, será destinada aos participantes que são mais vulneráveis à Covid-19, como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes.

O Inep também informou que solicitará às equipes de segurança e às prefeituras que auxiliem nos procedimentos de acesso aos locais de prova, para evitar aglomerações. Os participantes podem levar álcool em gel individual e máscaras para trocar durante o exame.

Nova cepa do coronavírus: Governadores pedem ao Ministério da Saúde suspensão imediata de voos do Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália

Candidatos que estiverem diagnosticados com a Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas no dia do Enem poderão realizar a prova posteriormente, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para isso, é necessário acessar a Página do Participante e enviar uma cópia do laudo médico que comprova a doença até a data anterior da prova. Caso a confirmação da doença ocorra no dia do exame, o candidato também precisará ligar para o número 0800-616-161 e relatar a sua condição.