Por Mariana Queiroz, GloboNews


Polícia e MP cumprem mandados em investigação sobre propina na Prefeitura do Rio

Polícia e MP cumprem mandados em investigação sobre propina na Prefeitura do Rio

A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público (MPRJ) fizeram uma operação nesta terça-feira (10) para investigar a denúncia de um “QG da propina” dentro da Prefeitura do Rio.

Às 6h, equipes chegaram à Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e em endereços de Marcelo Alves, presidente da Riotur, e do irmão dele, Rafael Alves. São, ao todo, 17 mandados de busca e apreensão. Um deles é contra Lemuel Gonçalves, ex-assessor de Crivella.

As diligências foram cumpridas na capital, nos bairros da Barra, Jacarepaguá e Copacabana, e em Angra dos Reis.

Equipe da polícia cumpre mandado na Cidade das Artes — Foto: Reprodução/TV Globo

Policiais chegam à casa de Rafael Alves, irmão do presidente da Riotur, Marcelo Alves — Foto: Reprodução/TV Globo

Doleiro delatou esquema

Um inquérito foi aberto no início de dezembro pelo MPRJ, com base na delação do doleiro Sérgio Mizrahy. Ele foi preso na operação Câmbio Desligo, um desdobramento da Lava Jato no Rio.

No depoimento, Mizrahy chama um escritório da prefeitura de “QG da propina”. O doleiro não soube dizer se o prefeito Marcelo Crivella sabia da existência da estrutura. O prefeito nega qualquer irregularidade.

Segundo a delação, o operador do esquema é Rafael Alves. Rafael não possui cargo na prefeitura, mas, segundo reportagem do jornal O Globo, tornou-se um dos homens de confiança de Crivella por ajudá-lo a viabilizar a doação de recursos de empresas e pessoas físicas na campanha de 2016.

Depois da eleição, o empresário emplacou o irmão na Riotur e, segundo o doleiro, montou um “QG da propina”.

Mizrahy afirma que empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro para receber do município procuravam Rafael, com quem deixavam cheques. Em troca, ele intermediaria o fechamento de contratos ou o pagamento de valores que o poder municipal devia a elas.

Na ocasião, nem a prefeitura, nem os irmãos Alves se pronunciaram.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves — Foto: Reprodução/ TV Globo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!