Exclusivo para Assinantes
Política câmara dos deputados

Favorito do bloco de Maia à presidência da Câmara, Baleia Rossi tem resistência no MDB do Senado

Senadores da legenda acreditam que sua candidatura na Câmara pode atrapalhar um nome do MDB no Senado
O Deputado Federal Baleia Rossi Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo
O Deputado Federal Baleia Rossi Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve fechar com o bloco de partidos que o apoiam o nome do candidato à presidência da Câmara na eleição que ocorrerá em fevereiro de 2021. Baleia Rossi (MDB-SP) é o favorito, mas conta com resistência de senadores de seu partido. Eles acreditam que sua candidatura na Câmara pode atrapalhar um nome do MDB no Senado.

Veja : Bolsonaro aposta em projetos para agradar seu eleitorado, de olho na reeleição

Baleia Rossi é presidente do MDB e conta com apoio da bancada na Câmara. Segundo aliados, ele é a favor de tratar as candidaturas no Senado e na Câmara de forma independente.

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) é o nome mais próximo de Rodrigo Maia e preferido pelo PT, mas tem a desvantagem de ser do mesmo partido de Arthur Lira (PP-AL), candidato rival do grupo do atual presidente da Câmara. Outros possíveis candidatos, como Luciano Bivar (PSL-PE) e Elmar Nascimento (DEM-BA), já ficaram para trás como opções.

O bloco conta com 11 partidos: DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania, PV, PT, PSB, PDT, Rede e PCdoB. O PT, com 54 deputados, integra o bloco com Maia, mas também quer apresentar um nome próprio para a disputa. Os líderes que integram o bloco veem como muito improvável, no entanto, a possibilidade de ser escolhido um nome de esquerda.

— (O nome) sai antes do recesso. Até quarta-feira no máximo espero que a gente tenha um encaminhamento dado, ouvindo a todos — disse Maia a jornalistas.

Ele também se defendeu da acusação de deputados do centrão governista — bloco liderado por Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara — de que ele quer cancelar o recesso para influenciar a sucessão na Câmara. Disse que o Brasil tem temas urgentes para debater em janeiro na pauta econômica e social.

Entenda : Alteração de Nunes Marques na Lei da Ficha Limpa foi tema de discussão em 2012 no STF

— Vivemos uma realidade da população brasileira e vivemos uma bolha do governo em Brasília que acha que as coisas vão caminhando muito bem. A intenção de uma pauta no recesso era para tentar resolver esses problemas emergenciais em relação à sociedade brasileira. Mas não foi possível. Vamos em frente.

Freixo quer apoio a Maia

Nesta segunda-feira, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) divulgou uma nota defendendo a adesão da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados ao bloco de Rodrigo Maia.

“Há enormes diferenças entre as forças que compõe essa coalizão, e essa união não tem a pretensão de eliminá-las”, diz Freixo, emendando: “Entretanto, existe algo em comum que nos une e é muito maior do que as nossas diferenças: a crença nos valores do Estado Democrático de Direito e a certeza de que é nosso compromisso defendê-lo diante das ameaças explícitas do presidente da República.”