Rio

Marcelo Crivella trocou chip de telefone e entregou aparelho de outra pessoa durante investigação, afirma MP

Segundo investigadores, prefeito tentou obstruir investigação
Preso, Marcelo Crivella é conduzido por policiais na Cidade da Polícia Foto: Agência O Globo
Preso, Marcelo Crivella é conduzido por policiais na Cidade da Polícia Foto: Agência O Globo

RIO — Em denúncia oferecida contra Marcelo Crivella, preso nesta terça-feira , o Ministério Público afirma que o prefeito entregou ao oficial de Justiça um aparelho celular de outra pessoa e com um chip antigo. A manobra teria sido feita na operação Hades, em setembro, quando houve um pedido de busca e apreensão em sua residência.

Analítico: Prisão de Crivella é o maior revés da história da Universal na política

"Marcelo Crivella troca de número de telefone pelo menos três vezes ao longo da investigação, sendo certo que no dia da deflagração da segunda fase da Operação Hades, o mesmo inseriu um chip antigo em um aparelho de outra pessoa e o entregou ao oficial de justiça que presidia a diligência, com o inequívoco intuito de obstruir e, mais uma vez, dificultar ao bom andamento da investigação", diz trecho da denúncia obtida pelo GLOBO.

Na ocasião, Marcelo Crivella recusou-se a fornecer aos investigadores do Ministério Público do Rio e da Polícia Civil a senha do seu aparelho celular apreendido durante a operação . Ele argumentou que o código também é utilizado em outros dispositivos . Os investigadores, então, solicitaram que o prefeito assinasse um termo, segundo informou ao GLOBO um dos presentes na operação na época. Procurado, Alberto Sampaio Júnior, advogado de Crivella, disse que partiu dele próprio a instrução para não revelar a senha.

Crivella ligou para empresário suspeito no dia da primeira operação, mas delegado atendeu

Um episódio vinculou o prefeito Marcelo Crivella ao empresário Rafael Alves, personagem central do suposto esquema de pagamento de propinas na administração municipal. Na primeira fase da Operação Hades, no dia 10 de março, no momento em que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Polícia Civil cumpriam mandados de busca e apreensão na Riotur, apontada como balcão de negócios, e em outros endereços, Crivella ligou para Alves, irmão de Marcelo Alves, ex-presidente do órgão. A cena foi filmada pela polícia na casa do empresário.

Denúncia : Ministério Público aponta Crivella, preso hoje, como 'vértice' e líder de organização criminosa

Ao tocar, o celular de Rafael Alves foi prontamente atendido. Ao ouvir um “alô”, Crivella perguntou o que estava acontecendo na Riotur. Mas quem atendeu não foi empresário, mas um dos delegados da operação, Clemente Nunes Machado Braune, da Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro, que se identificou e explicou o que ocorria. O prefeito desligou rapidamente. O celular foi apreendido na ocasião.