Vacina

Por G1 — Brasília


Políticos e autoridades comemoraram a decisão tomada neste domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberou o uso emergencial no país de duas vacinas contra a Covid-19: a CoronaVac e a de Oxford.

Logo após a decisão da Anvisa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que o governo começa nesta segunda (18), às 7h, a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Ele também previu o início da campanha para quarta-feira, às 10h.

Também momentos depois da aprovação pela Anvisa, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac no país. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.

A CoronaVac foi desenvolvida na China mas, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Pazuello afirma que vacinas começam a ser distribuídas na manhã desta segunda (18)

Pazuello afirma que vacinas começam a ser distribuídas na manhã desta segunda (18)

Veja o que disseram políticos e autoridades sobre a decisão da Anvisa:

  • Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado: "Seja de onde for, venha de onde vier, a vacina é essencial para que possamos retomar as rédeas de nossas vidas. Vem, vacina! Guiada pela ciência, a @Anvisa acaba de autorizar o uso emergencial da #CoronaVac e da #Oxford."
  • Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara: "A data de hoje entra pra história. Venceu a ciência, finalmente teremos as primeiras vacinas disponíveis à população brasileira e milhares de vidas serão salvas. A Anvisa cumpriu seu papel de agência do Estado. O Brasil ainda responde por 10% das mortes pela covid no mundo, o que é inaceitável. Gostaria de parabenizar todos os profissionais de saúde envolvidos e ainda o empenho do governador @jdoriajr. E que venham outras vacinas! #vemvacina."
  • João Doria (PSDB), governador de São Paulo: "Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil. #VacinaJá."
  • Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde: "A vida tem pressa. Parabéns São Paulo. Xô trevas. Xô negacionismo. Xô charlatões. A luz da CIENCIA chegando via Butantan e Fiocruz!"
  • Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil: "Parabéns ao Butantã, a Fio Cruz e principalmente aos que se dedicam à saúde. E não esquecer: o vírus continua a agir. Vacinem-se e continuem a evitar aglomerações. Se possível, continuem em casa. A epidemia passará, mas depende de cada um de nós ajudar."
  • Gilmar Mendes, ministro do STF: "Em meio a uma semana tão dura, a aprovação do uso emergencial de vacinas é um alento. Parabenizo todos os profissionais envolvidos e a ANVISA pela seriedade e rapidez nesse trabalho. Devem agora os governantes estar à altura do desafio de imunizar toda a população. #VacinaJa."
  • Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), senador: "Grande dia! Agora que a Anvisa aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra a COVID-19, elas serão gratuitas e não obrigatórias a todos os brasileiros!"
  • Com responsabilidade, vamos continuar recuperando o Brasil, salvando vidas e empregos!
  • Wellington Dias (PT), governador do Piauí: "A aprovação pela Anvisa por uso emergencial das vacinas da Covid-19, com critérios científicos, nos obriga a antecipar a definição do calendário. Estou otimista que a vacinação já comece nesta semana. Vamos lutar para que este benefício chegue logo para os brasileiros."
  • Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara dos Deputados: "A autorização da Anvisa para o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca é uma vitória da ciência e renova nossa esperança na luta contra a pandemia. Nosso reconhecimento ao governador João Dória, cujo empenho e responsabilidade para com o Brasil nos inspiram, e também ao Instituto Butantan, aos cientistas, voluntários, profissionais da saúde e a todos os envolvidos nessa conquista. Agora, nosso apelo é para que o governo federal faça a vacina chegar aos brasileiros em todo o país. É preciso união de esforços, diálogo entre os governos, e que cada um cumpra com a sua responsabilidade. Não há tempo a perder. Cada dia e cada vida importam.”
  • Major Olímpio (PSL-SP), senador: "Após erros e desacertos políticos e ideológicos, o povo brasileiro agora tem esperança para sobreviver e vencer a guerra contra o Covid. Não importa a origem da vacina e sim a sua certificação e eficácia. VIDAS BRASILEIRAS IMPORTAM! A aprovação das vacinas pela Anvisa significa uma grande esperança para o povo brasileiro. A população quer, merece e será vacinada! VIDAS BRASILEIRAS IMPORTAM!!"
  • Alexandre de Moraes, ministro do STF: “Hoje, a esperança se agiganta no Brasil. Parabéns a ANVISA, pela rápida e histórica decisão e ao competente trabalho realizado pelo BUTANTAN e FIOCRUZ. Acreditar na ciência é o único caminho sério no combate à pandemia”.
  • Gleisi Hoffmann (PT-PR), deputada federal e presidente do PT: "Vacinas aprovadas pela Anvisa! Parabéns a todos(as) que lutaram por esse resultado e ao nosso resistente SUS. Precisamos agora, além da aprovação emergencial de outras vacinas, um plano e uma campanha de vacinação nacional. E o Congresso funcionando pra obrigar o governo a agir."
  • Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e ex-governador do Ceará: Viva o @butantanoficial! Viva a @fiocruz! A Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Vitória da ciência, mesmo com todos os entraves do negacionismo assassino de Bolsonaro! #VemVacina."
  • Baleia Rossi (MDB-SP), deputado federal e presidente do MDB: "A Anvisa aprovou o uso emergencial da Coronavac, do Butantã, e a de Oxford, da Fiocruz. Aplausos aos cientistas e profissionais de saúde que tornaram a vacina possível. Em meio a tanto negacionismo, vocês são esperança. Vamos vacinar a população e vencer o coronavírus."
  • Arthur Lira (PP-AL), deputado federal e líder do PP: "A Anvisa deu o sinal verde para a vacinação emergencial. Agora sim é hora de cobrar um plano apurado de imunização nacional. Vacina é direito de todos ! Hora de um só Brasil, de norte a sul, para começarmos a virar a página da pandemia."
  • Simone Tebet (MDB-MS), senadora: #EsperançaDeVolta. A vacinação finalmente começou no Brasil! A ciência venceu! A vacina é o caminho mais seguro para impedir a repetição das cenas de horror que assistimos na última semana em Manaus. Esperamos agora um plano nacional de vacinação para todo o país."
  • Guilherme Boulos (PSOL): "A vacina do Butantan é resultado do esforço de centenas de cientistas de uma instituição pública e de milhares de profissionais de saúde voluntários. É uma vitória coletiva da ciência brasileira, do SUS, do serviço público. E uma derrota de Bolsonaro e sua política da morte. Monica representa hoje os milhares de profissionais de saúde exaustos, as 200 mil famílias em luto e os milhões de brasileiros que não aguentam mais 300 dias de pandemia e Bolsonaro. #VemVacina."
  • Felipe Santa Cruz, presidente da OAB: "O Brasil inteiro hoje se une em esperança. A vacina é uma realidade, apesar do governo bolsonaro. Esta percepção é inexorável e servirá não somente para combater a pandemia, mas também para combater o ódio e a desinformação que vinham nos separando como nação. Isso sim é Dia D!"
  • Alexandre Padilha (PT-SP), deputado federal e ex-ministro da Saúde: “Grande dia para o Brasil e para aqueles que lutam por um #SUS mais forte. Cerca de 10 dias após receber o pedido de autorização do Butantan e da @fiocruz para as vacinas da Covid-19, a @anvisa_oficial as aprova para uso emergencial.”
  • Tabata Amaral (PDT-SP), deputada federal: “Acompanhei a aprovação das vacinas com muita emoção! Me emocionei também com a vacinação de Mônica Calazans, enfermeira e moradora do Itaquera; a primeira vítima de covid no nosso país também foi uma mulher negra. A vacina é a esperança que tanto precisamos, dias melhores virão!”
  • Sâmia Bomfim, líder do PSOL na Câmara dos Deputados: "A ciência, o SUS e o Brasil são muito maiores do que Bolsonaro!”

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!