Brasil Educação Enem e vestibular

Enem volta a ignorar pandemia e tem questões sobre Harry Potter, poluição na Baía de Guanabara e queimadas

Professor considera prova do 2º dia mais fácil do que nos anos anteriores
Candidatos chegam a Universidade São Judas, em São Paulo, para o segundo dia de prova do Enem Foto: Photo Premium / Agência O Globo
Candidatos chegam a Universidade São Judas, em São Paulo, para o segundo dia de prova do Enem Foto: Photo Premium / Agência O Globo

RIO — O segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe questões de Exatas. Entre os temas abordados, estavam derramamento de óleo na Baía de Guanabara, câncer, manifestações de rua e até a franquia Harry Potter, além de uma tirinha do personagem Garfield.

Busque seu curso: Qual nota você precisa tirar no Enem?

Assim como na primeira prova, não foi abordado nenhum tema a respeito da pandemia ou sobre vacinação. Apenas uma questão fazia referência a um vírus, o da Aids, que abordava mudanças genéticas na soja que estimulam a criação de uma enzima que teria a capacidade de combater o HIV.

Gabarito extraoficial : Veja as respostas das provas de Matemática e Ciências da Natureza

No campo da saúde, apenas o tratamento do câncer foi abordado, em duas questões diferentes. Na primeira, uma série de gráficos apresentava informações sobre os resultados de drogas, e o candidato deveria apontar o mais eficiente. Em outra, a prova descrevia um tipo de tratamento, e o aluno precisava saber qual era aquele método.

Veja também: Uma redação modelo a partir do tema proposto no Enem 2020

Em Biologia, também foi exigido conhecimento sobre o impacto do derramamento do petróleo na Baía de Guanabara.

Na prova de matemática, as questões abordaram a aplicação da disciplina na vida real. Em uma das questões, o aluno precisava medir a quantidade de pessoas de uma manifestação baseada nos parâmetros apresentados pela prova. Em outra, a questão definia as medidas corretas da bandeira do Brasil e o alunos devia apresentar a quantidade necessária de pano para confeccioná-la no tamanho estipulado pela prova.

Outros temas abordados foram geometria, fração, interpretação de tabelas, porcentagem e de conversão de unidades de medida e de massa.

A estudante Marcela Conceição, de 17 anos, lembra que uma questão citou a franquia Harry Potter. O item envolvia o personagem Voldemort, um dos vilões da saga.

Ao vivo : Acompanhe a cobertura em tempo real do Enem 2020 no GLOBO

— A questão diz que, no filme, o Harry Potter criou "Eu sou Voldemort" com um anagrama. Era pra descobrir quantas oportunidades você tinha de criar uma nova frase com a frase que eles deram — explica Marcela.

Já a candidata Idalina Maria afirmou que questões sobre ecologia e cuidados com o meio ambiente atravessaram as provas de biologia e química.

— Foram questões sobre queimadas na floresta, derramamento de óleo e os impactos sobre as plantas aquáticas e sobre fogos de artifício. Houve uma preocupação com a preservação do meio ambiente muito grande — falou Idalina Maria

O treineiro Thiago Alves, de 17 anos, falou que caiu uma questão sobre queimadas de plástico e que na prova de matemática tinha uma questão sobre escoamento de água.

Mais fácil

O professor de Física do ProEnem Ricardo Fagundes avalia que a prova da disciplina foi mais fácil do que nos anos anteriores.

— A prova veio num nível mais fácil do que nos anos anteriores, mas com estrutura dentro do esperado. Metade mais conceitual e a outra metade envolvendo matematização. Quase um terço da prova tinha questões de eletricidade e magnetismo, mas também abordou bem ondulatória, cinemática e termologia. Senti falta de questões de mecânica, como Lei de Newton, dinâmica, gravitação

Enem: Movimentação de candidatos foi mais fraca que em edições anteriores

A professora de Química do ProEnem Caroline Azevedo também teve essa percepção:

— Achei a prova mais fácil que nos últimos três anos, poucas questões com cálculo e muita teoria. Também apareceram muitas questões interdisciplinares com biologia, principalmente envolvendo o impacto ambiental, como derramamento de óleo, emissão de gás carbônico, presença de metais pesados e gases tóxicos no ar. A prova contemplou bem todas as áreas, foi bem dividida, mas senti falta de eletroquímica e termoquímica, que caíam muito e esse ano não apareceram.

O diretor do Curso Anglo, Daniel Perry, considera que a prova de Biologia teve um grau de dificuldade maior.

— Biologia foi considerada um pouco mais difícil. É digno de nota que não cobraram questões de fisiologia humana, houve mais conteúdo de ecologia. De forma geral, o exame deste domingo atendeu ao que se esperava, com questões contextualizadas, que dialogam bem com o cotidiano dos estudantes. Houve testes a respeito do funcionamento do fone de ouvido, do consumo de etanol pelos carros, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais, proteção contra raios e personagens populares como Garfield e Harry Potter.

O candidato do Enem Leonardo Vinícius, de Teresina (PI), disse que gostou das provas do segundo dia do Enem porque as questões das provas de Matemática, Física e Química foram as clássicas, as que estão nos livros didáticos.

— Isso facilitou as respostas. Foram questões de  cálculos e interpretação e quem estudou se deu bem — falou Leonardo Vinícius.