Coronavírus

Por G1


OMS: variante de Manaus já está em 8 países

OMS: variante de Manaus já está em 8 países

Em seu informe epidemiológico divulgado semanalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a variante da Covid-19 identificada originalmente no Brasil, a P.1, já está em oito países. O documento diz que a transmissão acelerada no país levanta preocupações, mas que mais estudos ainda são necessários "para avaliar se há alterações na transmissibilidade, gravidade ou atividade neutralizadora de anticorpos como resultado destas novas variantes".

"No Brasil, onde a variante foi inicialmente identificada além da detecção em um grupo de viajantes do Brasil para o Japão, o número de novos casos semanais nas últimas duas semanas é relatado em níveis mais elevados em comparação com o de setembro a novembro de 2020, e novas mortes semanais aumentaram desde o início de novembro de 2020", explicou a OMS.

A organização cita também as outras duas variantes em circulação: a britânica e a cepa sul-africana.

Segundo a OMS, a variante britânica já está em 70 países em todas as seis regiões, dez a mais de uma semana atrás. No Reino Unido, ela demonstrou ter maior transmissibilidade em comparação com as variantes que circulavam anteriormente. Já a cepa sul-africana foi identificada em 31 países em cinco das seis regiões da OMS, oito a mais do que na contagem anterior.

SP confirma os três primeiros casos de contaminação com variante amazonense do coronavírus

SP confirma os três primeiros casos de contaminação com variante amazonense do coronavírus

Primeiros casos em SP

Na terça-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou os três primeiros casos no estado da nova variante identificada em Manaus. É a primeira vez que essa variante foi confirmada em outro estado brasileiro.

A presença da nova variante foi detectada em amostras dos três pacientes que tiveram Covid-19 e que passaram por atendimento em serviços da rede pública de saúde em São Paulo, com histórico de viagem ou residência em Manaus.

Segundo a secretaria, os vírus sequenciados são da linhagem P.1 e possuem mutações em posições do gene que codifica a proteína spike. Esta proteína é responsável pela maneira como o vírus se liga às células do corpo humano.

Apesar dos indícios de que mudanças na proteína spike podem facilitar a propagação do coronavírus, ainda não há comprovação científica de que a variante de Manaus seja mais transmissível em comparação com a versão do vírus que predomina no país.

VÍDEOS sobre a vacinação no Brasil:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!