Política Bolsonaro

Bolsonaro se reúne com deputados do PSL e diz que espera influenciar na eleição da presidência da Câmara

Presidente recebeu parte da bancada do partido no Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro recebe deputados do PSL no Palácio da Alvorada Foto: Reprodução/Twitter
O presidente Jair Bolsonaro recebe deputados do PSL no Palácio da Alvorada Foto: Reprodução/Twitter

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro reuniu-se na manhã desta quarta-feira com deputados do PSL, em um café da manhã no Palácio da Alvorada e, na saída, afirmou que espera "participar e influir" na eleição para a presidência da Câmara. A bancada do PSL tem sido alvo de disputa entre as duas principais candidaturas: dos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Eleição na Câmara: Entenda o racha no DEM, que fez Maia cobrar ACM Neto

O café da manhã não constava na agenda oficial de Bolsonaro. De acordo com o presidente, participaram 30 deputados. O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, também estava presente.

— Viemos fazer uma reunião aí com 30 parlamentares do PSL e vamos, se Deus quiser, participar e influir na presidência da Câmara com estes parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil — disse Bolsonaro na saída.

Mais tarde, após uma reunião no Ministério da Economia, Bolsonaro reforçou que tratou da eleição na Câmara no café da manhã com os deputados.

— Foi um encontro político. Tratamos de eleição de Mesa. Esse pessoal que foi lá é o pessoal que está do nosso lado no PSL.

O presidente também disse que deve voltar a se reunir com o grupo de parlamentares para decidir qual partido escolherá para se filiar. Bolsonaro está sem partido desde o segundo semestre de 2019 e estabeleceu março como prazo para decidir se irá para o Aliança pelo Brasil, sigla que está tentando criar, ou para uma legenda que já existe.

— Vou me reunir com eles novamente para discutir questão partidária. Não vou eu ir para um partido e depois falar: "fui para tal partido". Quero participar com eles nessa construção de qual partido nós iremos a partir de março

Na terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ligou para Ramos reclamar da interferência do Palácio do Planalto , para garantir a eleição de Lira. Maia é o principal apoiador da candidatura de Baleia Rossi.

Inicialmente, o PSL apoiava a candidatura de Baleia. Entretanto, a maioria dos deputados do partido decidiu apoiar Lira. A legenda está rachada em dois grupos desde 2019, quando Bolsonaro abandonou o partido.