Doses da CoronaVac podem ser exportadas se governo não comprar, diz Covas

União tem contrato para 46 milhões

Há margem para mais 54 milhões

Butantan considera exportar

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB)
Copyright Governo de São Paulo

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta 4ª feira (27.jan.2021) que exportará 54 milhões de doses da CoronaVac caso o Ministério da Saúde não manifeste interesse em adquirir as doses.

Covas afirmou que enviou um ofício para a pasta na semana passada e que aguarda até o final desta semana por uma resposta. “Na semana que vem, eu vou fechar os contratos com outros países, começando pela Argentina”.

Assista ao momento (a partir de 48min10s):

O Ministério da Saúde comprou 46 milhões de doses da CoronaVac do Instituto Butantan na 1ª semana de janeiro. O acordo dá espaço para um contrato adicional para aquisição de mais 54 milhões de doses.

“Ainda não tivemos nenhum aceno nesse sentido”, disse Covas. Ele acrescentou: Isso me preocupa porque está na hora de decidir (…). O Butantan tem acordo de entregas com outros países. Se o Brasil declinar a entrega dessas 54 milhões, nós vamos priorizar os demais países que temos acordo”.

Covas também disse que países da América Latina cobram do Butantan o cronograma de entregas da vacina.

“Nós temos possibilidade de ter mais vacinas, desde que o governo federal solicite”, frisou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Também disse ser “inacreditável” o fato de o acordo adicional não ter sido assinado ainda.

Poder360 procurou a assessoria do Ministério da Saúde por e-mail. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

autores