Alemanha não indica vacina da AstraZeneca para idosos com mais de 65 anos

Recomendação de comitê

Faltam dados sobre eficácia

Farmacêutica contesta

Vacina da AstraZeneca: faltam dados para população mais idosa
Copyright Reprodução/Marco Verch Professional Photographer

O comitê de vacinas da Alemanha recomendou, nesta 5ª feira (28.jan.2021), que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford não seja aplicada em pessoas com mais de 65 anos de idade.

Os especialistas disseram que faltam dados sobre a eficácia da vacina neste grupo de pessoas. A informação é do jornal alemão Handelsblatt e da agência Reuters.

A vacina AstraZeneca, diferentemente das vacinas de mRNA (Moderna e Pfizer), só deve ser oferecida a pessoas com idade entre 18 e 64 anos“, declarou o comitê. A resolução foi divulgada pelo Ministério da Saúde alemão.

Segundo o jornal Handelsblatt, autoridades e especialistas da Alemanha já expressaram ceticismo desde o início da semana em relação à escassa situação dos dados para o grupo de idosos.

Reportagens divulgadas na 2ª feira (25.jan) apontaram que o governo da Alemanha espera que a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Oxford só tenha 8% de eficácia em pessoas com 65 anos ou mais.

A biofarmacêutica nega percentual baixo de eficácia em idosos. Em nota divulgada pela DW (Deutsche Welle), a empresa afirmou que a informação é “completamente incorreta”.

A AstraZeneca também declarou que “em novembro, foram divulgados dados na The Lancet demonstrando que adultos mais velhos mostraram uma forte resposta imunológica à vacina, com 100% desenvolvendo anticorpos específicos contra o coronavírus depois da 2ª dose”.

autores