Política

Vacinação contra Covid-19 em Manaus é suspensa após investigação sobre distribuição de doses

Governo do Amazonas diz que suspensão é para replanejar campanha de vacinação
Vacinação começou em Manaus Foto: EUZIVALDO QUEIROZ/PAWE COMUNICA / EUZIVALDO QUEIROZ/PAWE COMUNICA
Vacinação começou em Manaus Foto: EUZIVALDO QUEIROZ/PAWE COMUNICA / EUZIVALDO QUEIROZ/PAWE COMUNICA

RIO - A vacinação contra a Covid-19 foi suspensa em Manaus, no Amazonas, nesta quinta-feira. A medida foi anunciada em meio à investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a suspeita de irregularidades na distribuição e aplicação da vacina, com pessoas fora do grupo prioritário sendo vacinadas. Somente profissionais que atuam no Samu seguem recebendo o imunizante. A previsão é que a aplicação seja retomada na sexta.

Fotos e relatos de parentes de empresários locais sendo vacinadas repercutiram e eles foram acusados de furar a fila da vacina. As denúncias foram encaminhadas para as autoridades. A prefeitura de Manaus diz que não há irregularidades.

O governo do Amazonas informou, na segunda-feira, que recebeu 256 mil doses da CoronaVac. A informação foi corrigida e o número foi atualizado para 282 mil vacinas. Dessas, somente 221 mil foram distribuídas entre as cidades, incluindo a capital. O governo não informou o que ocorreu com as demais 60.727 doses.

Segundo o governo do estado, a suspensão da vacinação ocorre para replanejamento da campanha. Segundo o governo estadual, o objetivo é discutir os critérios que definirão quais profissionais de saúde e de quais unidades têm prioridade para receber as primeiras doses, já que não há quantidade suficiente para todos.

Após a definição dos critérios, unidades de saúde q deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Secretaria da Saúde de Manaus reprogramar a vacinação.

A suspensão da campanha foi definida pelas secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas, após uma reunião na noite de quarta-feira. Participaram do encontro representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.