Tecnologia

Por G1


Donald Trump em último discurso como presidente dos Estados Unidos — Foto: Carlos Barria/Reuters

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (21) que a decisão final sobre a suspensão das contas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será tomada pelo seu Comitê de Supervisão, fundado no ano passado.

O conselho dará o veredito sobre o destino dos perfis de Trump no Facebook e no Instagram, que por enquanto permanecem bloqueados. A conclusão do caso deve acontecer em até 90 dias e o ex-presidente poderá enviar suas considerações.

O Facebook restringiu as contas do republicano em 7 de janeiro, um dia após apoiadores de Trump invadirem o Capitólio – ação que resultou na morte de 5 pessoas.

Na ocasião, a plataforma disse que Trump ficaria suspenso por tempo indeterminado e que estaria impedido de fazer novas publicações por pelo menos duas semanas – data que coincidia com a posse do presidente eleito Joe Biden, realizada na última quarta (20).

O objetivo da medida era auxiliar uma transição de poder pacífica, segundo a plataforma.

Com Joe Biden empossado, o Facebook direcionou a decisão final sobre os perfis de Trump ao seu Comitê de Supervisão.

"Além da determinação do conselho em manter ou reverter a suspensão, o Facebook acolherá quaisquer observações ou recomendações do conselho sobre suspensões quando o usuário for um líder político", disse a companhia em comunicado desta quinta (21).

"Acredite você ou não que a decisão foi justificada, muitas pessoas estão desconfortáveis com a ideia de que empresas de tecnologia tenham o poder de restringir líderes eleitos. Muitos argumentam que empresas privadas como o Facebook não deveriam estar tomando essas grandes decisões por conta própria. Nós concordamos", afirmou a rede.

O Comitê de Supervisão do Facebook é formado por 20 membros, entre eles pessoas de todos os continentes, incluindo ex-juízes, advogados, jornalistas, ativistas de direitos humanos.

O conselho é um órgão independente, que recebeu um investimento de US$ 130 milhões da rede social para funcionar como uma espécie de alta corte. Ele conta com um estatuto próprio, que prevê suas obrigações e sua relação com o Facebook.

Pelo estatuto, as decisões são finais, o que significa que o Facebook é obrigado a acatar o que o Comitê decidir – goste Mark Zuckerberg ou não.

O caso de Trump será atribuído a um painel de 5 membros, seguindo as diretrizes do conselho. A conclusão desse grupo deverá ser aprovada pela maioria das 20 pessoas que fazem do Comitê.

Trump suspenso das redes sociais

Facebook, Instagram, YouTube: Trump é bloqueado pelas redes sociais

Facebook, Instagram, YouTube: Trump é bloqueado pelas redes sociais

Outras plataformas também restringiram as contas de Trump. O Twitter suspendeu de forma definitiva o perfil pessoal do republicano. A rede alegou que os posts recentes do presidente incitavam a violência.

Na terça (19), o YouTube estendeu a suspensão do canal de Trump por mais sete dias. Ele está impedido de enviar novos vídeos ou fazer transmissões ao vivo.

A plataforma também desativou indefinidamente os comentários nos vídeos do canal. O YouTube alega que a decisão está relacionada a "preocupações sobre o potencial contínuo de violência".

Veja vídeos sobre tecnologia no G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!