Por Cristiane Leite e Maria Lúcia Gontijo, TV Globo e G1 Minas — Belo Horizonte


Mateus Salomão relata atraso de 1h30 na aplicação das provas do Enem Digital em BH — Foto: Cristiane Leite/ TV Globo

Candidatos que fizeram a prova do Enem Digital, no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) do Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte, relataram à equipe da TV Globo que houve um atraso de até 2 horas para o início das provas.

Segundo os estudantes, a prova, que estava prevista para começar às 13h30, só foi ser aplicada entre 15h10 e 15h30.

Primeiro dia de Enem digital registra problemas em Minas Gerais

Primeiro dia de Enem digital registra problemas em Minas Gerais

Mateus Simões chegou cedo na PUC do Coração Eucarístico para não ter o risco de perder o Enem digital. Porém, ele contou que teve que esperar mais de 1 hora para fazer a prova e, por causa disso, sentiu-se mal e não conseguiu concluir as questões.

"Comecei a me sentir muito mal e resolvi sair da sala. Era a minha chance de conseguir uma bolsa 100% na faculdade, não consegui concluir a prova, agora só ano que vem", lamentou o estudante.

Eles contou que ninguém explicou para os alunos o motivo do atraso.

"Ninguém explicou para gente o que seria feito, os próprios chefes da sala não sabiam se ia ter a prova. Se a gente atrasar, não conseguimos fazer, agora quando o Enem atrasa, eles não falam nada", reclamou Mateus.

Vitória Ribeiro reclama do atraso de 1h30 para início do Enem Digital, em BH — Foto: Cristiane Leite/ TV Globo

A candidata Vitória Ribeiro disse que ficou "extremamente nervosa" e achou que a prova não ia acontecer devido ao atraso da aplicação.

"A parte de português eu estava muito nervosa, terrível, acho que fui muito mal. Eu cheguei no horário certinho e já estava com o tempo certinho na cabeça. Demorou tanto, que achei que nem ia ter prova mais", disse a aluna.

Luís Silva relata atraso na aplicação das provas do Enem Digital em BH — Foto: Cristiane Leite/ TV Globo

Luís Felipe Nascimento Silva disse que foi bem no primeiro dia de Enem digital, mas que, devido ao atraso, ele acha que a prova deveria ser reaplicada em outro dia.

"Acho que deveria ser reaplicada a prova, passar uma semana para o povo estudar, porque acho que muita gente foi prejudicada pelo atraso. Ficamos ansiosos", disse Luís.

Ministro da Educação em BH

ministro da Educação, Milton Ribeiro, na tarde deste domingo (31), no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. — Foto: Gil Leonardi

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, chegou a Belo Horizonte na tarde deste domingo. Ele veio para uma reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Questionado a respeito do atraso nas provas do Enem digital em BH, o ministro disse que "isso vai ser visto com cuidado".

"Não tenho relato de detalhes, naturalmente por ser a primeira prova, deve ter relatos de problemas. Tenho uma informação de que houve uma dificuldade em relação ao sistema e isso vai ser visto com cuidado. Isso é explicável porque todos ao mesmo tempo sobrecarrega o sistema", disse o ministro.

Os vídeos mais vistos no G1 Minas:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!