Saúde Vacina

Índia anuncia que dará prioridade às necessidades locais de vacinas contra Covid-19 e pede paciência a países

Muitos países de baixa e média renda, do Brasil a Bangladesh, utilizam o imunizante desenvolvido por Oxford/AstraZeneca e produzido pela empresa indiana
Enfermeira prepara dose de vacina desenvolvida por Oxford/AstraZeneca Foto: OLI SCARFF/AFP / OLI SCARFF/AFP
Enfermeira prepara dose de vacina desenvolvida por Oxford/AstraZeneca Foto: OLI SCARFF/AFP / OLI SCARFF/AFP

NOVA DÉLI - O Serum Institute of India, maior fabricante mundial de vacinas em volume, pediu neste domingo que os governos estrangeiros que aguardam seu fornecimento de vacinas contra a Covid-19 tenham paciência, dizendo que foi ordenado priorizar as necessidades locais.

Qual é o seu lugar na fila da vacina? Veja o teste e descubra

"Eu humildemente peço que sejam pacientes", disse o diretor executivo da SII, Adar Poonawalla, em um tweet, acrescentando que a empresa "foi instruída a priorizar as enormes necessidades da Índia e, junto com isso, equilibrar as necessidades do resto do mundo." .

"Estamos fazendo o nosso melhor", acrescentou Poonawalla.

O instituto fabrica a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca, uma das duas injeções que a Índia está usando para imunizar inicialmente cerca de 300 milhões de pessoas como parte de uma campanha nacional de inoculação.

Brasil: Senado aprova liberação emergencial em até cinco dias de vacinas contra a Covid-19

Muitos países de baixa e média renda, de Bangladesh ao Brasil, utilizam a vacina da AstraZeneca, batizada de Covishield pela empresa indiana.

Mas a demanda está crescendo, mesmo em países ocidentais como o Canadá, onde Poonawalla prometeu entregá-la no próximo mês.

O regulador de medicamentos britânico também está auditando os processos de fabricação do IBS, o que pode abrir caminho para que a Covishield  seja enviada de lá para o Reino Unido e outros países.

Israel: Casos de Covid-19 caem 95,8% em quem toma duas doses da vacina da Pfizer

O governo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi foi criticado pelo lento lançamento de sua campanha de vacinação, mas as autoridades de saúde estão se preparando para expandir substancialmente o número de vacinas nas próximas semanas. A Índia vacinou cerca de 11 milhões de pessoas desde meados de janeiro.

Com mais de 10,9 milhões de infecções confirmadas, a Índia é o segundo país do mundo com o maior número de casos de Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.