Partidos chegam à última semana de convenções sem definição sobre vices

Também há indecisão sobre alianças

Registro das chapas vai até 15 de agosto

Indefinição sobre os vices na chapa atinge os 5 principais pré-candidatos
Copyright Sérgio Lima/Poder360/Agência Brasil

A última semana de convenções para que os partidos decidam seus candidatos nas eleições trará definições importantes para o cenário nacional.

Até esta 2ª feira (30.jul.2018), 6 partidos haviam lançado candidatos e 4 oficializaram apoio a outras chapas. O período para fechar alianças termina em 5 de agosto.

Receba a newsletter do Poder360

Outras siglas que realizarão convenções nesta semana já anunciaram suas decisões. As maiores incógnitas são a confirmação da candidatura de Henrique Meirelles pelo MDB e a decisão do PSB, de apoiar Ciro Gomes (PDT) ou manter-se neutro no 1º turno.

A principal indefinição nas chapas nacionais é o posto de candidato a vice-presidente. Nenhum dos 6 candidatos à Presidência mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto escolheu o nome que os acompanhará nas urnas.

O PT ainda não decidiu que nome inscreverá ao lado de Lula nem quem o substituirá caso sua candidatura seja vetada.

Jair Bolsonaro (PSL) reúne-se nesta 2ª com a advogada Janaina Paschoal. O militar ofereceu o posto para outros 3 nomes, senador Magno Malta (PR), general Augusto Heleno (PRP) e general Mourão (PRTB). Malta recusou o convite e PRP e PRTB negaram composição de chapa.

Ciro Gomes (PDT) negocia com o PSB. Marina Silva (Rede) conversa com o PV. Depois da recusa de Josué Alencar, o tucano Geraldo Alckmin dialoga outro nome com o Centrão, grupo de legendas não ideológicas. Já Alvaro Dias (Podemos) tenta consolidar uma aliança de partidos nanicos.

A lei eleitoral determina que o registro das candidaturas seja feito até 15 de agosto.

Até esta 2ª, Geraldo Alckmin soma mais alianças formais: PTB, Solidariedade e PSD. Embora não oficializados em convenção, estão fechados com o tucano siglas como DEM, PR, PP e PRB.

Poder360 lista a seguir as datas, locais e horários das convenções nacionais que faltam:

autores