Oferecido por


Sistema de saúde colapsa em mais uma região do Rio Grande do Norte

Sistema de saúde colapsa em mais uma região do Rio Grande do Norte

O sistema de saúde colapsou em mais uma região do Rio Grande do Norte.

Não há mais leitos para Covid em Mossoró, a segunda maior cidade do estado.

Evilásio, de 56 anos, foi intubado nesta segunda-feira (2) e espera numa unidade de pronto atendimento por uma vaga na UTI.

"Eu, que sou profissional da saúde, que tanto trabalho em busca de salvar vidas, tenho que passar... Ao invés de ir para a minha casa para daqui a pouco voltar novamente para o plantão, tenho que ir em busca agora de lutar por este leito deste meu parente ", relata Robson Lima, sobrinho de Evilásio.

"Estamos também com pacientes nos interiores já aguardando um leito de UTI e leito de enfermaria”, diz a secretaria de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

Há uma semana a Região Metropolitana de Natal também não tem vagas de UTI. No Rio Grande do Norte, a ocupação de leitos críticos supera os 90%, 54 pacientes aguardam transferência, mas só há 15 vagas. Nas últimas semanas de fevereiro, 39 pessoas morreram na espera de um leito de terapia intensiva.

"Desses 39 pacientes, 23 eram da Região Metropolitana e 10 eram de Natal. Ou seja, o estado vive nesse momento uma situação crítica, principalmente puxada pela Região Metropolitana do estado", alerta Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação em Saúde/UFRN.

O governo do estado e a prefeitura de Natal editaram decretos com medidas restritivas, como toque de recolher. Mas quem anda de ônibus na capital potiguar enfrenta aglomeração.

"Vou em casa logo tomar banho, morrendo de medo."

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal afirmou que pretende reforçar a frota nos horários de pico e que diariamente desinfeta ônibus, terminais e paradas.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!