Biden diz que Estados Unidos terão vacinas para todos até fim de maio

Prazo do cronograma anterior era julho

Só adultos podem receber o imunizante

O presidente Joe Biden, de 78 anos, já recebeu as duas doses da vacina desenvolvida pela Pfizer. Uma de suas promessas de campanha era acelerar a imunização no país
Copyright Reprodução/NBC News - 11.jan.2021

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta 3ª feira (2.mar.2021) que o país terá doses de vacinas suficientes para imunizar toda a população adulta até o fim de maio. O cronograma anterior previa um prazo um pouco maior –até junho.

As vacinas aprovadas só foram testadas em adultos, por isso as metas de imunização referem-se apenas aos habitantes com mais de 18 anos. A Pfizer –empresa que produz o principal imunizante aplicado nos EUA– está realizando testes para expandir o uso da fórmula também para crianças e adolescentes.

A antecipação do cronograma só foi possível por causa do acordo do governo com a farmacêutica Merck, que ajudará na produção de doses do imunizante produzido pela Johnson & Johnson –o último a conseguir autorização para uso emergencial no país.

“Duas das maiores empresas de saúde e farmacêuticas do mundo, que geralmente são concorrentes, estão trabalhando juntas na vacina”, comemorou Biden.

Copyright
Tradução: “Hoje, o presidente Biden anunciou uma colaboração inovadora entre a Johnson e Johnson, a Merck e o governo federal para aumentar a produção de vacinas. Devido a esses esforços, teremos vacinas suficientes para todos os americanos até o final de maio –dois meses antes do esperado”

O mandatário também anunciou que sua administração está pedindo para que Estados priorizem a vacinação de professores e funcionários de creches. A meta é que esse todo grupo esteja imunizado já até o final de março.

Os Estados Unidos são o país que mais administrou doses absolutas de vacinas até agora: 50,7 milhões de pessoas já receberam ao menos a 1ª injeção. O número corresponde a 15% da população. Os números foram atualizado até às 19h24 de 3ª feira (2.mar).

autores