Vacina

Por Paloma Rodrigues, TV Globo


Pazuello alerta para mutações da Covid-19 e diz que a contaminação é três vezes maior

Pazuello alerta para mutações da Covid-19 e diz que a contaminação é três vezes maior

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (25) que a transferência de pacientes entre estados que enfrentam lotação de unidades de terapia intensiva (UTI) será uma das estratégias usadas para enfrentar o que ele chamou de "nova etapa" da pandemia de Covid-19, marcada pela propagação da variante descoberta em Manaus.

Pazuello deu a declaração após reunião com os conselhos de secretários de saúde dos estados e dos municípios, na qual foi fechado acordo sobre o pagamento pela utilização de leitos de UTI. Contra o atual aumento de casos, o ministro disse vai atuar com "atendimento imediato na unidade básica de saúde", "estruturação em capacidade de leitos" e "vacinação".

"Uma das estratégias com relação a leitos é a utilização de leitos de forma remota. São remoções." - Eduardo Pazuello, ministro da Saúde

O ministro não deu detalhes sobre as transferências de pacientes e não respondeu perguntas de jornalistas após o pronunciamento. Pazuello disse que Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), falaria mais sobre o tema.

Secretários de Saúde respondem a Pazuello: ‘Todo mundo no limite’

Secretários de Saúde respondem a Pazuello: ‘Todo mundo no limite’

'Todo mundo está no seu limite'

Em seu pronunciamento, o presidente do Conass não detalhou as remoções, mas afirmou que há alta ocupação hospitalar em Santa Catarina, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão e Sergipe.

"A gente termina a contabilidade tendo feito o transporte de mais de 600 pacientes do Amazonas para outros estados. E mais de 60 de Rondônia. Hoje a gente já teria dificuldade bem maior de fazer esse transporte porque todo mundo está no seu limite. Quase todo o Brasil recebeu pacientes do Amazonas" - Carlos Lula, presidente do Conass

Veja destaques da lotação das UTIs pelo país:

Brasil chega a 250 mil óbitos por Covid com média móvel recorde de 1.129 mortes por dia

Brasil chega a 250 mil óbitos por Covid com média móvel recorde de 1.129 mortes por dia

Agravamento da situação no país

Pazuello afirmou que o governo observava uma situação de "estabilidade" no número de mortes e de casos em outubro e novembro e esperava que a chegada da vacina pudesse manter e baixar as taxas da Covid no país. Entretanto, ele afirma que a nova cepa descoberta em Manaus tem contaminado três vezes mais rápido e se espalha pelos estados.

"Observa-se que começou a aumentar o oeste do Pará, Belém, capitais como Fortaleza, João Pessoa. (...) Você vê Goiás impactado, Chapecó, varias cidades do país focais subindo", disse Pazuello.

"E a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio de estrutura."

Após a reunião, os representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e do Conass explicaram que houve acordo para que o Ministério da Saúde faça o pagamento mensal dos leitos e faça o aporte de R$ 500 milhões para fortalecer unidades de saúde e equipes de saúde da família.

"Hoje demos um passo importante para financiamento dos leitos. A regulação que a gente tinha no ano passado levou a redução dos leitos em janeiro e fevereiro. Tivemos redução dos leitos com diárias pagas com ministério. Mudamos essa formulação, agora será mensal, não será mais a posteriori", explicou Carlos Lula, presidente do Conass.

Rio Grande do Norte tem fila de espera para internação em UTI Covid

Rio Grande do Norte tem fila de espera para internação em UTI Covid

VÍDEOS: novidades sobre as vacinas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!