Por G1 PR e RPC Curitiba


Hospitais de Curitiba ficam lotados e pacientes precisam aguardar por atendimento

Hospitais de Curitiba ficam lotados e pacientes precisam aguardar por atendimento

Três hospitais de Curitiba registraram fila de pacientes à espera de atendimento geral na noite de quarta-feira (24), após os leitos das instituições terem ficado lotados.

Nos hospitais do Trabalhador, Cajuru e Evangélico Mackenzie, pacientes aguardaram dentro de ambulâncias ou até mesmo em tendas do lado de fora das unidades.

Segundo a secretária de Saúde da cidade, Márcia Huçulak, a falta de vagas para o atendimento geral está diretamente relacionada ao aumento no número de casos de Covid-19 no município.

"[No] pós-carnaval, tem sido uma avalanche de casos de Covid-19 nas UPAs [Unidades de Ponto Atendimento] e com quadros graves. Quando a sociedade se movimenta, aumenta a proliferação e o número de casos, o que demanda mais internação para a doença. E, ao mesmo tempo, aumenta o número de acidentes, de trauma e violência. A gente precisa que a sociedade circule menos", disse a secretária nesta quinta-feira (25).

Aumento de casos de covid pressiona sistema de saúde em Curitiba

Aumento de casos de covid pressiona sistema de saúde em Curitiba

A ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para a doença está em 93% na capital, com apenas 27 vagas ainda disponíveis na cidade, segundo balanço divulgado pela prefeitura na quarta-feira. Veja abaixo ocupação dos hospitais.

Ainda nesta quinta, entraram em vigor em Curitiba as regras da bandeira laranja (leia mais ao final desta reportagem). A medida da prefeitura prevê restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Hospitais registraram fila de pacientes após ocupação total de leitos em Curitiba — Foto: Reprodução/RPC

Ocupação dos hospitais de Curitiba

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quatro hospitais da capital estão com todos os leitos de UTI SUS adulto exclusivos para Covid-19 lotados.

Outros cinco ainda têm vagas. Veja na imagem abaixo:

Veja como está a lotação dos hospitais de Curitiba nesta quinta-feira (25) — Foto: Reprodução/RPC

O que dizem os hospitais

O Hospital Evangélico Mackenzie confirmou que ficou com acesso restrito devido à lotação até a madrugada desta quinta, mas não com relação à Covid-19, e que a situação foi normalizada.

A administração do local disse também que chegou a receber pacientes mesmo quando estava com lotação máxima. Chamado de "vaga zero", esse quadro é registrado quando hospitais da rede que atendem urgência e emergência passam a operar em revezamento de leitos para atender pacientes.

A direção do Hospital Cajuru, que não atende pacientes de Covid-19 no pronto-socorro, afirmou que solicitou à prefeitura a reorganização dos encaminhamentos de pacientes levados por ambulâncias.

Bandeira laranja

O decreto da Prefeitura de Curitiba vale por 14 dias, podendo ser prorrogado dependendo do comportamento da pandemia na cidade.

Com a medida, estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais – como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus – voltam a ficar proibidos de funcionar.

As práticas esportivas coletivas em praças e demais bens públicos ou privados, incluídos os condomínios e áreas residenciais, também não são mais permitidas.

Curitiba tem 138.725 casos confirmados do novo coronavírus, com 129.620 pessoas recuperadas e 2.867 óbitos registrados pela doença, de acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, nesta quarta.

VÍDEOS: Pandemia do novo coronavírus no Paraná

Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!