Brasil

Ministério da Saúde anuncia compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin da Índia

Em março, devem ser entregues 8 milhões de doses do imunizante para ampliar a vacinação no Brasil; já no país asiático, trabalhadores de saúde hesitam em tomar a fórmula, diz agência
Um homem recebe a vacina contra a Covid-19 da Bharat Biotech, chamada Covaxin, em um centro de vacinação em Nova Delhi, Índia, 13 de fevereiro de 2021. Foto: ADNAN ABIDI / REUTERS
Um homem recebe a vacina contra a Covid-19 da Bharat Biotech, chamada Covaxin, em um centro de vacinação em Nova Delhi, Índia, 13 de fevereiro de 2021. Foto: ADNAN ABIDI / REUTERS

BRASÍLIA — O Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira que comprou 20 milhões de doses da vacina Covaxin da Precisa Medicamentos/ Bharat Biotech. Segundo a pasta, o investimento é de R$ 1,6 bilhão na vacina produzida na Índia.

Vacina: Pfizer estuda aplicar terceira dose para combater variantes do coronavírus

"As primeiras 8 milhões de doses do imunizante devem começar a chegar já no mês de março, em dois lotes de 4 milhões a serem entregues entre 20 e 30 dias após a assinatura do contrato. Em abril, o Governo Federal espera receber outras 8 milhões de doses de imunizantes importados da Índia, no prazo de 45 e 60 dias após oficialização", diz o ministério em nota.

De acordo com o ministério, a aquisição permitirá ampliar a estratégia de vacinação dos brasileiros contra a Covid-19. No início da semana, a Câmara dos deputados aprovou a Medida Provisória 1.026, que facilita a compra de vacinas pelo Brasil.

Aprovação controversa

A Índia está lutando para convencer seus profissionais de saúde e de linha de frente a Covaxin. Desenvolvida no país, ela foi, de acordo com especialistas ouvidos pela Reuters, aprovada de forma controversa, sem anunciar dados de eficácia de estágio final.

O gigante asiático já vacinou mais de 10,5 milhões de profissionais de saúde e da linha de frente desde o início de sua campanha de imunização, no dia 16 de janeiro. Mas apenas 1,2 milhão, ou cerca de 11% deles, tomaram a Covaxin, imunizante desenvolvido pela indiana Bharat Biotech. Os 9,4 milhões restantes se imunizaram com a vacina da AstraZeneca, segundo dados atualizados nesta quinta-feira da plataforma on-line oficial de rastreamento da campanha de vacinação.