Por G1


Sala de execução nos EUA em foto sem data — Foto: Paul Buck/AFP

O governador da Virgínia, nos Estados Unidos, assinou nesta quarta-feira (24) a lei que põe fim à aplicação da pena de morte em presídios estaduais do seu território.

A decisão já havia sido aprovada no início do ano pelo Legislativo local e aguardava a sanção do governador, o democrata Ralph Northam.

Com isso, o estado que já foi o segundo com mais execuções na história dos EUA se tornou o 23º no país a abolir a pena capital.

“Não há lugar hoje para a pena de morte nesta comunidade, no Sul ou nesta nação”, disse Northam antes da cerimônia de assinatura da lei.

Northam afirmou que a pena de morte afetou, de maneira desproporcional, a população negra do país por conta de um "sistema judicial falho".

Desde 1973, mais de 170 pessoas – a maioria negra – foram libertadas do corredor da morte depois que provas de sua inocência foram descobertas.

2º com mais execuções

O estado da Virgínia executou cerca de 1,4 mil pessoas desde a época em que era uma colônia britânica, segundo estimou a organização Death Penalty Information Center.

Mais recentemente, o estado ficava apenas atrás do Texas em número de execuções desde a instauração da volta desta prática pela Suprema Corte em 1976.

Atualmente, dois homens ainda aguardavam na fila do corredor da morte:

  • Anthony Juniper, que assassinou sua namorada, enteados e o irmão dela em 2004
  • Thomas Porter, que matou um policial em 2005

Com o fim da punição capital, as penas deles foram automaticamente convertidas em prisão perpétua sem qualquer chance da aplicação de liberdade condicional.

Execuções estaduais

Nos EUA existem leis federais e estaduais prevendo a pena capital. São condenados à morte aqueles que mataram, mas cada um dos estados tem seus próprios critérios.

Geralmente estão vinculados a assassinatos violentos, de crianças ou de policiais. Atos terroristas que resultam em morte também podem ser condenados à pena máxima.

Há ao menos 30 normas diferentes para a pena capital no país:

  • são 27 leis estaduais – uma para cada estado que autoriza esse tipo de pena
  • uma segundo a qual o governo federal tem o poder de intervir e executar prisioneiros em qualquer um dos 50 estados
  • e uma do tribunal militar que pode sentenciar e executar seus condenados

Moratória da pena de morte

Além dos 23 estados onde a prática da pena de morte foi abolida, mais três estados americanos têm uma legislação sobre a pena de morte, mas não a aplicam.

Isso acontece porque seus governadores aderiram à resolução da Organização das Nações Unidas conhecida como a Moratória da ONU para Pena da Morte.

É o caso da Califórnia, Oregon e Pensilvânia – em todos os três a prática é legal, mas não é concluída e os condenados ficam no corredor da morte por anos sem a efetivação da pena.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!