Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Um terço dos sobreviventes da Covid sofre de distúrbios neurológicos ou mentais

    Conclusão foi de estudo publicado na Lancet Psychiatry, que analisou mais de 236 mil pacientes

    Estrutura de hospitais com leitos de UTI e enfermaria para o tratamento da Covid-19
    Estrutura de hospitais com leitos de UTI e enfermaria para o tratamento da Covid-19 Foto: CNN Brasil

    Reuters

    Um em cada três sobreviventes da Covid-19 foi diagnosticado com transtorno cerebral ou psiquiátrico até seis meses depois da doença, sugerindo que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais e neurológicos, disseram cientistas nesta terça-feira (6).

    A pesquisa foi publicada no jornal Lancet Psychiatry. Ela analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria americanos, e descobriu que 34% deles acabou diagnosticado com doenças neurológicas ou psiquiátricas nos seis meses seguintes à infecção.

    Os pesquisadores que conduziram a análise disseram que não estava claro como o vírus estava ligado a condições psiquiátricas como ansiedade e depressão, mas que esses eram os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios que examinaram.

    Os casos pós-Covid de AVC, demência e outros distúrbios neurológicos eram mais raros, disseram os pesquisadores, mas ainda eram significativos, especialmente naqueles que tiveram Covid-19 grave.

    “Nossos resultados indicam que doenças cerebrais e distúrbios psiquiátricos são mais comuns após Covid-19 do que após gripe ou outras infecções respiratórias”, disse Max Taquet, psiquiatra da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que co-liderou o trabalho.

    O estudo não foi capaz de determinar os mecanismos biológicos ou psicológicos envolvidos, disse ele, mas são necessárias pesquisas urgentes para identificá-los “com vistas a preveni-los ou tratá-los”.

    Os especialistas em saúde estão cada vez mais preocupados com as evidências de maiores riscos de transtornos mentais e cerebrais entre os sobreviventes do Covid-19. Um estudo anterior realizado pelos mesmos pesquisadores descobriu no ano passado que 20% dos sobreviventes do Covid-19 foram diagnosticados com transtorno psiquiátrico até três meses depois de terem contraído a doença causada pelo novo coronavírus.

    Os distúrbios foram significativamente mais comuns em pacientes com Covid-19 do que em grupos de comparação de pessoas que se recuperaram de gripe ou outras infecções respiratórias no mesmo período, disseram os cientistas, sugerindo que a Covid-19 teve um impacto específico.

    Ansiedade, com 17%, e transtornos do humor, com 14%, foram os mais comuns e não parecem estar relacionados ao quão leve ou grave foi a infecção por Covid-19 do paciente.

    Entre aqueles que foram internados em terapia intensiva com Covid-19 grave, no entanto, 7% tiveram um acidente vascular cerebral em seis meses, e quase 2% foram diagnosticados com demência.

    “Embora os riscos individuais para a maioria dos distúrbios sejam pequenos, o efeito em toda a população pode ser substancial”, disse Paul Harrison, professor de psiquiatria de Oxford que co-liderou o trabalho.