Publicidade

Quem escreve

Afogado

Após fechar as portas sem pagar funcionários, Peixe Urbano ignora seus próprios advogados

Peixe Urbano

Quem tomou calote do Peixe Urbano não está sozinho na impossibilidade de contatá-lo — a empresa não responde nem mesmo a seus próprios advogados. Os representantes legais do site de cupons admitiram essa situação inusitada em audiência ocorrida ontem (terça-feira) no Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Os sócios da banca carioca Bracks Advogados Associados disseram na ocasião que não tinham como discutir eventual saída para o problema trabalhista do Peixe Urbano porque não conseguiam falar com o cliente. Além disso, assim como os funcionários demitidos, o escritório não estava mais recebendo seus honorários pelo serviço. 

Ao longo de março, o Bracks vinha renunciando ao papel de representante do site nos inúmeros processos trabalhistas a que o Peixe Urbano responde. O escritório apresentou à Justiça do Trabalho e-mails enviados a Nicolás Leonicio, empresário chileno que é o principal sócio e CEO do Peixe Urbano. 

‘Situação desesperadora’ 

Em 1º de março, um dos sócios do Bracks questionou o CEO sobre o fim do departamento jurídico e do RH do Peixe Urbano. Como o site estava demitindo praticamente todos os funcionários, o Bracks não teria mais interlocutores dentro da companhia. 

“O contato tem como escopo esclarecer, da maneira mais transparente e leal possível, como ficará nossa parceria de anos, tendo em vista a situação desesperadora que (sic) o Peixe se encontra”, perguntou o representante do escritório, acrescentando que havia “algumas faturas de despesas em atraso.”

Mas Nicolás Leonicio simplesmente ignorou o e-mail do Bracks. Sem resposta, o escritório enviou nova mensagem 12 dias depois informando que iria renunciar à defesa do Peixe Urbano e que só advogaria para a empresa até esta quarta-feira, dia 31. 

O Bracks prestava serviços para o Peixe Urbano há 11 anos, praticamente desde sua fundação. 

Dois meses fora do ar

O site do Peixe Urbano saiu do ar há dois meses, evidenciando uma crise potencializada pela pandemia que já havia levado à extinção de dois escritórios (Rio e São Paulo), corte de metade da equipe e atrasos de salário e de outros direitos trabalhistas. 

Sem gerar receitas, Leonicio vinha dizendo que não tinha dinheiro nem sequer para demitir os funcionários, enquanto devia mais de R$ 50 milhões — na estimativa de um ex-executivo — a milhares de ex-empregados e firmas parceiras. 

Em março, a companhia desligou finalmente todos os funcionários, mas não pagou a ninguém. Enquanto isso, milhares de usuários estão com créditos retidos na plataforma de cupons. 

VEJA NOSSA COBERTURA SOBRE O PEIXE URBANO:

Afogado em dívidas, Peixe Urbano não tem dinheiro nem para demitir

Luz no fim do túnel para quem sobrou no Peixe Urbano

A crise que afoga o Peixe Urbano

       

    

Leia também