Vacina

Por Tácita Muniz (G1 AC), Pedro Brodbeck (G1 PR), Itana Alencar (G1 BA), Carolina Fernandes (G1 SC) e Cau Rodrigues (G1 AL)


Fila de pedestres aguardando a vacinação em Florianópolis nesta quinta-feira (15). — Foto: Paulo Mueller/ NSC TV

O número de capitais com 1ª dose suspensa por falta de imunizantes subiu de 3 para 6 entre quarta-feira (14) e esta quinta-feira (15). Veja a lista:

É o segundo dia seguido sem vacinação em João Pessoa e Rio Branco. Em Salvador, é o quarto dia. Goiânia, que parou de aplicar a 1ª dose nesta quinta, já tinha tido uma paralisação na sexta-feira (9).

Além das capitais com paralisação total da 1ª dose, outras têm restrições: Curitiba chegou a ampliar a aplicação para pessoas com 66 anos ou mais na terça-feira (13), mas teve de voltar atrás, e imuniza quem tem 67 anos ou mais. A 2ª dose segue sendo aplicada para todos os públicos que podem recebê-la.

Em Campo Grande, a aplicação da 1ª dose em pessoas com 55 anos ou mais foi interrompida nesta quinta-feira (15), mas indígenas não aldeados seguem a recebendo.

Em nota, o Ministério da Saúde diz ser responsável pela triagem das doses recebidas dos laboratórios e pelo envio aos estados e municípios. A pasta informa que será feito um novo envio de doses nesta sexta-feira (16), disponibilizando 6,3 milhões novos imunizantes.

Veja, abaixo, a situação por capital com restrições

Campo Grande (MS)

Aplicação da 1ª dose para pessoas com 55 ou mais foi suspensa, e segue para indígenas não aldeados. 2ª dose continua a ser aplicada. Segundo a prefeitura, a falta de doses afeta a imunização, que será normalizada com novas doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A expectativa é de que o novo lote chegue ainda nesta quinta e, segundo o governo do estado, seja distribuído em 12 horas.

Curitiba (PR)

Aplicação para 1ª dose para pessoas a partir de 66 anos, iniciada na terça, foi suspensa, mas segue para quem tem 67 anos ou mais. A 2ª dose também continua a ser aplicada. O governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba afirmam que as vacinas enviadas pelo governo federal acabaram.

Florianópolis (SC)

Sem 1ª dose para qualquer público. A retomada depende do envio de novas doses pelo governo federal, segundo a prefeitura. A 2ª dose segue sendo aplicada.

Goiânia (GO)

Sem 1ª dose para qualquer público A prefeitura diz aguardar envio de novo lote pelo Ministério da Saúde. A 2ª dose continua a ser aplicada.

João Pessoa (PB)

Vacinação segue totalmente interrompida pelo 4º dia seguido. Prefeitura diz aguardar envio de doses pelo Ministério da Saúde e se comprometeu com o Ministério Público da Paraíba a priorizar a 2ª dose da vacina quando a imunização for retomada.

Maceió (AL)

Aplicação da 1ª dose foi suspensa nesta quinta-feira (15), pela segunda vez desde o início da imunização na capital alagoana --a primeira suspensão havia sido semana passada. Governo e prefeitura dizem que estoque está baixo. A 2ª dose segue sendo aplicada.

Rio Branco (AC)

Aplicação da 1ª dose está suspensa pelo 2º dia seguido, sem prazo para retomada. Esta é a 4ª paralisação da aplicação da 1ª dose na cidade por falta de imunizantes. A 2ª dose segue sendo aplicada.

Salvador (BA)

Aplicação da 1ª dose está suspensa pelo 4º dia seguido. Havia previsão de retomada nesta quinta, mas as doses esperadas não chegaram, segundo o governo e a prefeitura.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1