O novo passo do ERP em um mundo em transformação

O ERP é uma ferramenta muito importante para ajudar no crescimento de uma empresa e apostar em inovação e otimização de processos. Quer saber mais? Confira o artigo completo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Investir em Enterprise Resource Planning (ERP), ou seja, sistema de gestão integrado, se tornou uma etapa importante da transformação digital das empresas. Os softwares automatizam processos, que eram manuais, trazendo mais flexibilidade e rapidez para, não só em tarefas operacionais, como para decisões mais estratégicas dos negócios. Mas como toda tecnologia, o ERP também passa por um processo de transformação, e já não é mais suficiente para as empresas apenas a adoção de plataformas básicas de gestão.

Pelo segundo ano consecutivo, a consultoria Computer Economics apontou que, entre 15 tecnologias, o ERP apareceu em último em retorno sobre o investimento e custo total. Também ficou quase em último lugar em satisfação do cliente. O motivo é a complexidade da implementação, que necessita da adesão de toda a organização. Porém, isso não significa que as empresas devem parar os investimentos, pelo contrário. Aalternativa, ou seja, sem ERP ou um produto legado envelhecido, pode ser ainda mais caro para a empresa.

Com a indústria 4.0, os processos também precisam ser repensados e sustentados pelas novas tecnologias. E no ERP, isso começa pela nuvem. Enquanto uma infraestrutura física demanda não só um ambiente para o data center, como também manutenção periódica, na nuvem, esse custo, tanto de tempo quanto de recurso, diminui. E a empresa ainda ganha mais agilidade e resiliência. Por meio de machine learning e sistemas de inteligência artificial (IA) dados se tornam insights e soluções mais flexíveis e customizáveis sem ter que escolher entre escalabilidade ou controle. Os sistemas de IA, por exemplo, podem ajudar as empresas a realizar simulações para planos de contingência e emergência caso surja algum problema com fornecedores ou clientes.

A transição para a nuvem não só é uma tendência que vai acelerar daqui para frente, mas tem se mostrado o diferencial para enfrentar as barreiras de agora. O desenvolvimento de aplicativos ERP móveis é fundamental para as empresas tornarem os dados acessíveis aos funcionários, independentemente de onde estejam trabalhando. Em um ambiente de manufatura, por exemplo, as empresas conseguem seguir as regras de poucas pessoas na fábrica devido à pandemia, ao mesmo tempo que os funcionários conseguem monitorar, remotamente, fluxos de trabalho e solução de problemas.

Essa vantagem também aparece do lado dos clientes. Os sistemas de ERP em nuvem permitem adicionar recursos como assistentes de voz automatizados e chatbots para fornecer interações inteligentes e personalizadas em tempo real. Já a experiência omnichannel, avança com a possibilidade de comunicação por qualquer dispositivo, a qualquer momento.

Não é à toa que as empresas já estão vendo a necessidade de transição do ERP para a nuvem. Um relatório da consultoria IDC descobriu que 37% dos entrevistados estão priorizando projetos de TI para ajudar suas organizações a reduzir custos operacionais e se recuperar da pandemia. E a modernização do ERP foi apontado como uma área-chave a ser reavaliada.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado